Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Como organizar produção, ter estoque e peças novas?

Como organizar produção, ter estoque e peças novas?

Artesã no Divã

Por Consultoria Fato

Inauguramos o primeiro post da Fato de 2013 no Blog do Elo7 com uma super novidade! A sessão “Artesã no Divã”! A partir deste ano, intercalando com os textos que já escrevemos sobre gestão e planejamento, vamos aprofundar esses conceitos com exemplos reais. Empreendedoras criativas do Elo7 enviarão dúvidas sobre suas lojas e iremos responder publicamente, para sanar as dúvidas delas e de outras que porventura estejam passando por situação semelhante.

Vamos à primeira pergunta:

Olá! Trabalho com enfeites para porta de maternidade e minha dúvida é a seguinte: Como suprir a demanda das encomendas habituais sem deixar de criar novos produtos? 80% dos meus clientes encomendam exatamente o produto exposto no site (igualzinho ao da foto).

Para mim é estressante ficar a maior parte do tempo apenas na produção das encomendas, que são idênticas. Aí não sobra tempo para pesquisar e produzir novidades – onde posso explorar a minha criatividade -, pois a demanda da loja toma todo meu tempo a ponto de não conseguir sair desse ciclo vicioso.

O que devo fazer?

 

Trabalhe com uma pronta entrega dos produtos mais vendidos e tenha um estoque mínimo em sua loja.

A partir do momento em que a loja tem um histórico de vendas (quando se fala em histórico de vendas o tempo mínimo para análise é de um semestre ou um ano) e na análise deste histórico, percebemos que existem produtos que são sempre encomendados, o ideal é já prever um estoque mínimo para pronta entrega destes produtos, desenvolvendo uma espécie de planejamento de produção a partir do perfil da venda (já falamos sobre ele aqui).

Um exemplo:

Em 2012, a artesã vendeu as seguintes quantidades do produto “Painel Porta de Maternidade”:

  • 12 painéis de ursos = corresponde a 1 painel vendido por mês;
  • 24 painéis de princesa = corresponde a 2 painéis vendidos por mês;
  • 8 painéis de carro = corresponde a 0,6 painéis vendidos por mês.

 

A partir destes dados, sugerimos deixar planejado para o estoque mínimo: 2 painéis de urso e 3 painéis de princesa.

Aumente uma peça de cada item, porque a ideia é aumentar as vendas de um ano para o outro! ;)

Neste caso, trabalhando desta maneira, você já otimizou uma parte do seu tempo de produção para as novas encomendas, porque tem um estoque mínimo e cria tempo para desenvolver novos produtos.

 

Pense em terceirizar alguns produtos encomendados – ou etapas deles – para ter tempo de desenvolver novos modelos.

É muito importante ter uma loja com produtos novos e diferentes! Essa pode ser uma maneira de aperfeiçoar seu tempo de produção para te deixar com mais tempo para produzir coisas novas para seus clientes.

Apenas fique atenta ao custo do produto na hora de terceirizar, para não perder a rentabilidade. Veja também se a pessoa que irá te ajudar consegue entregar em um bom prazo e produzir com qualidade.

 

Planeje seu tempo e objetivos para conseguir fazer encomendas e criar novos produtos.

Devemos sempre ter em mente o Planejamento. Hoje o tempo é escasso e devemos saber o que fazer e para onde ir para não errar o caminho ou errar o mínimo possível. Portanto, sempre que falarmos de produção ou encomendas, planejar é essencial!

Quantifique o tempo de desenvolvimento de cada produto para saber exatamente quanto tempo irá gastar produzindo mais de uma peça. Isso é muito importante para o planejamento da produção, precificação e o entendimento da divisão de tarefas do seu dia. Só assim você vai saber quanto tempo se dedica (e sobra) para atender os clientes, desenvolver as encomendas, entregar os pedidos, etc.

 

Dica extra:

Ao invés de pensar apenas na criação de novos produtos, considere a criação de linhas de produtos. Ela é interessante pois a venda fica coordenada, cada produto da linha tem uma “história” e os produtos passam a ter maior apelo ao cliente.

Sem falar nas lindas fotos que você pode tirar dos produtos de uma mesma linha, mostrando para seu cliente que comprando mais de uma peça ele terá um “kit” harmonioso. Assim você estimula a compra de mais de um item por vez!

 

Dúvidas? Sugestões?

Você tem mais dicas para a artesã solucionar o seu problema? Está passando pela mesma situação e quer compartilhar alguma coisa? Esse espaço é seu, aproveite e boas vendas!

(imagem do post: Freud and Couch Finger Puppets)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.