Home | Faça você mesmo | Fantasia feita à mão: Fada bailarina!

Fantasia feita à mão: Fada bailarina!

Para dar início a minha colaboração no blog do Elo7, eu, Fa Giandoso, mãe de três e costureira até nas horas vagas, não poderia começar de outro jeito, senão… Com um PAP lúdico para as crianças e com materiais que toda crafter tem em seu ateliê.

Mas tenho um alerta antes de começarmos: coloque o projeto em prática antes da filhota, neta ou sobrinha chegar da escola ou acordar, viu? A chance de ela querer vestir antes mesmo de terminar o PAP é bem grande.

Vamos precisar de:

Tecido estampado (ao gosto da pequena fada), fita de cetim, feltro (da cor que tiver a mãos!), tesoura, tule, botões e máquina de costura ou agulha e linha. Mas não se assuste com a máquina nas fotos! Tudo também pode ser feito com linha e agulha, manualmente. Dá-se um jeitinho e você pode se jogar no caseado.

Vamos ensinar a fazer o TUTU e as Asas. São projetos independentes e você escolhe se quer fazer um dos dois ou ambos.

Primeiro, o TUTU:

Cortar o tule para é a primeira etapa. Você escolhe com quantas camadas de saia quer que sua bailarina rode. Para a minha, fiz seis saias duplas de tule. Para a largura do tutu, multiplique o comprimento da cintura vezes três, para fazer o plissado. A altura do tutu vai depender do tamanho da sua pequena bailarina. Minha dica para deixar as saias mais firmes é usar o tule duplo, ou seja, dobrado, e costurar na própria borda.

Hora de costurar o tule! Se escolher fazer a mão, pule essas etapas abaixo e pregue pontinhos simples tule ao cinto que verá logo a seguir no próximo quadro. Já se a escolha for costurar a máquina, vamos às dicas!

1. Lembre-se de deixar uma boa quantidade de fio, ok?

2. Deixe a tensão mais fraca possível e o ponto mais largo. A gente quer uma costura soltinha. Isso será importante depois para puxar o fio para fazer as pregas.

3.Você vai começar a puxar um dos fios da extremidades. Qual? Vai sentir que um só vai estar mais frouxo. Vá trazendo o fio pra você até o tule ficar fofo e dê um nó. Feito isso, repita o processo para as outras camadas.

4.  Para deixar a saia de bem acabada, vamos criar um cinto que esconda a costura e deixe a peça confortável e resistente. A faixa pode ser de um tecido qualquer e até de malha de camiseta. Meça o comprimento da cintura com mais 6 cm para uma borda de cada lado e 14 cm de largura. Aí, vai lá na máquina (ou tasque a linha e a agulha!) e costure a dobra da faixa no tule. Esse tecido vai abraçar todas as camadas e deixar tudo bem preso. Quer encurtar os passos? Use um viés pronto ou fita de cetim larga!

Para deixar o acabamento bonitinho (projeto simples sempre pode ser projeto bem acabado) virando aqueles três centímetros que sobraram de cada lado para dentro e em seguida fazer uma dobra dupla em todo comprimento. Feche com um alfinete.

Costure por cima, fechando o cinto. Sua bailarina já tem um saiote armado! Ah, e já falei que ele até poderia ter camadas de cores diferentes? Tons claros e escuros de uma cor dão um volume bem lindo e dá para usar também aqueles tules com brilhos, sabem?

Para a última etapa do tutu, vamos pregar a fita verde, para dar um laço bonito nas costas. Usei uma fita com a mesma altura do cinto, cobrindo-o. Importante: lembrar de colocar a saia no meio da fita de cetim! Não esqueça de deixar um bom pedaço de fita  em ambos as lados para o laçarote.

A opção aqui para quem não souber costurar a máquina é usar cola de tecido para pregar a fita no cinto ;).

Olha aí seu tutu prontinho! E super resistente! Você até pode continuar e customizar o cintinho com botões, lantejoulas e até renda.

Sua menina já quer sair para o bailinho de bailarina mesmo? Quer deixar as asas pra lá? Ok, pode e já vai ficar linda! Mas se a bailarina quer também ser fada. Vamos à asa!

As ASAS:

Tem um molde com as minha asa em gif aqui (use para um lado e depois repita do outro). Mas não sou nenhuma desenhista, então, se quiser, pode fazer o seu formato também. Para a asa, vamos usar feltro que é sempre bom de trabalhar. Como a gente não quer a asa murchinha, vamos colocar duas camadas. E como sei que criança adora cores fortes e uma estampa, a ideia aqui é colocar uns retalhos coloridos nos vãos das asas.

Nem se preocupe em cortar direitinho os tecido colorido, vai ficar encoberto pela camada de cima de feltro. Pra agradar minha bailarina usei sobras do vestido feito por mim e que ela adora!

Costure à máquina por todos os vãos e comece a fechar as asas ou dê pontos à mão por toda a volta dos buracos. Comece pelas bordas e aí, vá costurando mais para dentro até formar várias linhas, o que irá segurar e dar mais estrutura ao feltro. Ninguém quer asas caídas! Mas quiltar (que é essa técnica de costurar esse sanduíche de tecido e feltro) não é a única solução para dar mais rigidez, viu? Nem pensem que quis puxar a sardinha pro meu lado! Também vale colocar várias sinhaninhas, costurar em zig zag ou até dar mais pontinhos na hora de prender no um colan, body ou blusinha justa.

Assim que costurei a minha em um colan rosinha de bailarina, achei que faltava ainda alguma coisa no centro. Foram botões que estavam por aqui. Prontas!

Pra terminar, virei o colan e percebi que a frente também merecia uma graça. Costurei alguns botões e dois laços com a mesma fita da faixa no ombro. Não fica com aquela carinha “minha mãe que fez?”?

As duas peças estão prontas para o baile! A dona da fantasia já viu e já aprovou! E sabe que eu mesma fiquei olhando para ela depois de terminada e pensei que parece mesmo de verdade? Assim, fantasia que vemos prontas? Com o melhor gostinho de eu que fiz.

Boa costura e boa folia!

Fá Giandoso costura cantando e entre um ponto e outro recebe visitas ilustres de estegossauros, bonecas e carrinhos. Mora em São Paulo com o marido historiador metido a costureiro e três filhos artistas e arteiros. Cria para sua marca Farfalla Gialla, conta seus episódios coloridos em seu blog e agora aqui também. Além disso, encontra tempo para liderar o grupo brasileiro do The Modern Quilt Guild.

Veja mais posts deste autor.