Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | 10 dicas para quem acaba de chegar no Elo7

10 dicas para quem acaba de chegar no Elo7

novo_no_elo7

Você se cadastrou no Elo7 para vender há pouco tempo? Seja muito bem-vindo à nossa comunidade de lojistas criativos! Para você não se sentir desamparada neste começo, fizemos uma listinha de coisas básicas a se fazer para começar com o pé direito por aqui.

Confira nossa lista de conselhos favoritos, criados especialmente para a nossa comunidade criativa.

1. Deixe a loja com a sua cara!

Abriu a loja? Então cadastre produtos para vender! Loja cheia e com novidades frequentes atrai clientes e novos contatos. Para deixar a loja com sua cara, reserve um tempinho para personalizar seu banner e sua fachada. Quer saber como? Leia este post com dicas e o passo a passo para ter uma loja legal e lindona!

2. Atenção para títulos, tags e categorização!

Títulos e tags são a principal forma de clientes encontrarem produtos. É através da busca no site que eles acham o que procuram, portanto só irão te achar se seus produtos forem cadastrados corretamente.

Para não errar, coloque-se sempre no lugar de seus potenciais clientes na hora de criar títulos e tags. Que palavras eles usariam na busca para achar seus produtos no Elo7? Que tipo de uso eles dariam a eles? Inclua sempre estas informações na descrição e nas tags do produto. Para saber mais, recomendamos a leitura deste post.

Ao cadastrar, categorize sua peça na categoria-mãe e sub-categoria que mais se encaixa com seu tipo de produto.

3. Organize sua loja!

Assim como em uma loja física, separar os produtos por categorias facilita a vida do cliente. No Elo7 você pode organizar seus produtos por álbuns, de acordo com a sua vontade. Faça um álbum para promoções, outro para uma coleção específica, outro para pronta entrega – ou o que mais fizer sentido para sua loja. Loja organizada é tudo de bom e os clientes adoram.

4. Apareça usando os destaques!

O Elo7 possui dois tipos de destaque: na loja e na busca. O destaque na loja permite que você deixe até 16 produtos em destaque na área nobre da sua loja, como se fosse uma vitrine virtual. Ele é gratuito e está incluso em qualquer loja no Elo7.

Já o destaque na busca é um serviço opcional e pago, que coloca seus produtos em evidência na hora em que os clientes realizarem determinadas buscas no site. Com ele, seus produtos em destaque que tiverem título e tags relacionados com a busca feita pelo cliente aparecerão entre os primeiros produtos mostrados. Saiba mais sobre este serviço aqui.

5. Fotos que valem por mil palavras!

Na internet, seu cliente não pode tocar ou experimentar o produto. Portanto, uma boa foto é essencial! Uma foto clara, sem sombra e com foco é vital para atrair a atenção de clientes e passar uma imagem profissional do seu trabalho. Hoje em dia é possível tirar fotos de boa qualidade em casa com equipamentos muito simples. Basta uma câmera portátil e uma janela com bastante luz natural. Veja um guia com 10 dicas práticas para tirar boas fotos dos seus produtos.

6. Calcule o seu preço!

Você está cobrando o preço correto pelo que vende? Não existe apenas uma maneira de precificar produtos, você irá encontrar a ideal com a prática e dependendo do seu público. Já escrevemos posts sobre precificação que podem ser úteis para quem está começando. Leia mais sobre cálculo de preço aqui.

7. Encontre o seu diferencial

A concorrência está acirrada? Encontre ou crie o seu diferencial, aquilo que torna a sua loja e serviço únicos perante a concorrência. Pode ser a originalidade, o acabamento, o seu atendimento, o seu prazo, o valor agregado em toda a sua comunicação e sua marca. Faça uma análise do seu diferencial e invista nele para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

8. Atendimento nota 10!

Recebeu uma mensagem de um potencial cliente? Responda rápido, de maneira educada e simpática. Coloque todas as informações úteis na página de políticas da loja (escreva uma boa política com as dicas deste post). Seja bem claro sobre prazos de produção e de envio, politica de troca, embalagem, descontos e tudo mais.

O contato direto entre criador e comprador é um dos diferenciais da venda no Elo7, portanto, capriche. Quando enviar o produto coloque uma nota personalizada de agradecimento ou um pequeno mimo. Os clientes adoram esta atenção extra! Faça com que cada cliente se sinta único. Um ótimo atendimento resultará em ótimas avaliações, clientes retornando e recomendando você. Leia mais sobre a importância das avaliações aqui.

9. Conte ao mundo que você tem uma loja!

Você montou sua loja, colocou fotos legais e está pronta para vender. É hora de divulgar que a sua loja existe e é muito legal. Além de contar para seus amigos (virtuais e reais), que tal criar uma página para sua marca e associar à sua loja no Elo7? Temos um aplicativo gratuito para fazer uma vitrine no Facebook para seus produtos em destaque. Saiba como instalar clicando aqui.

Use as redes sociais a seu favor! No Elo7, se você fizer a integração de sua loja com o facebook, cada novo produto criado será divulgado para sua rede de amigos automaticamente. Ative essa função seguindo essas instruções. Utilize seu blog (se tiver um) para divulgar seus trabalhos e fotos dos bastidores e tenha seus cartões de visita sempre a postos. No próprio no Elo7 existem designers que fornecem identidade para lojas, leia mais nesse post.

10. Aproveite todos os recursos gratuitos!

No Elo7 todos podem ter sucesso. E para ajudá-la temos uma equipe que fica de olho nas informações e dicas que ajudarão você a obter o máximo da sua loja e das ferramentas do site. Acompanhe os posts aqui do blog com dicas para lojistas, oportunidades, entrevistas, freebies para baixar e tudo de legal que acontece no meio criativo. Conheça outros lojistas, troque informações e participe.

Se gostou destas 10 dicas temos mais ainda na seção Guia do Vendedor.

Lembre-se que gerenciar uma loja online é um trabalho contínuo e dinâmico. Fique sempre de olho em referências legais para melhorar seus produtos, o visual e a audiência. E tenha paciência e perseverança na empreitada, pois talento criativo você já tem de sobra.

Sempre que precisar, não esqueça: você sempre poderá consultar nossa ajuda online.

Boa sorte e boas vendas!

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.