Home | Negócio Criativo | Patchwork também pode ser moderno! Conheça a SPMQG

Patchwork também pode ser moderno! Conheça a SPMQG

Patchwork é uma forma tradicional de arte em tecido já bastante difundida em nosso país e conhecida pelos artesãos do Elo7. Pra quem não conhece, é a técnica que utiliza a junção de retalhos de tecido formando blocos que podem (ou não) seguir padrões específicos. Cada bloco é unido para formar o que é chamado de “topo” do trabalho. O topo é acrescido de uma manta e um forro, que são seguros pelo quilting (técnica que pesponta toda a peça, formando relevos macios) e transformados num lindo e tradicional trabalho de patchwork ou “patch“, para os íntimos. ;)

Para Fá Giandoso o Patchwork é uma forma de realização pessoal, diversão e também fonte de renda. Ela está por trás da São Paulo Modern Quilt Guild, grupo brasileiro que reúne entusiastas e apaixonados pela técnica. A proposta é dar um toque atual à técnica tradicional. Longe de ser aquele “patchwork da vovó”, os trabalhos que o grupo propõe são contemporâneos e com ares urbanos.

As participantes do SPMQG mostram seus trabalhos

O grupo representa aqui em São Paulo as Modern Quild Guilds (numa tradução literal “Guildas de Quilt Moderno”), que são grupos espalhados pelo mundo inteiro que disseminam a ideia do Patchwork e Quilt modernos, a troca de experiências e a alegria de fazer o que se ama. A esclarece pra gente esse novo jeito de fazer Patchwork e Quilting:

O que é patchwork moderno?

São trabalhos com estética urbana, com referências à arquitetura e ao design. Os espaços negativos – aquela área que fica entre cada bloco – são muito valorizados e neles são utilizadas cores claras para iluminar a peça. A improvisação, o quilting livre, o minimalismo e o grafismo estão liberados!


Alguns exemplos de Patchwork e Quilt moderno aqui, aqui, aqui e aqui.

Qual a diferença do Patchwork moderno para o tradicional?

O princípio do patchwork moderno é colocar a diversão em primeiro lugar. Queremos um “patchwork possível”, que qualquer pessoa possa praticar com muita alegria e resultados bacanas. Você tem que gostar do que faz e sentir prazer no seu trabalho! Respeitamos e utilizamos várias técnicas do patchwork tradicional, com menos rigidez nas formas e maior liberdade na hora da criação, deixando espaço para a improvisação. Liberdade é fundamental!

Quero participar da São Paulo Modern Quilt Guild! Como faço?

É só se inscrever em nosso grupo no Facebook, trazer seus retalhos e sua criatividade! Veja todos os detalhes dos próximos eventos por lá e acompanhe também as postagens no Blog e as fotos no Flickr.

Aproveitando, nosso próximo evento é neste sábado, 25/05/2013, às 11h.
Veja mais informações em nosso grupo no Facebook.
Participe e ajude a disseminar o patchwork moderno no Brasil!

(imagens do post: MmBiju e Redação Elo7)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.