Home | Festas | Casamento | Vai casar? Um checklist e 5 dicas para se planejar

Vai casar? Um checklist e 5 dicas para se planejar

Vai casar? Um checklist e 5 dicas para se planejar
Por Chez Cris

Cris Paz é uma elosetter romântica assumida! Comanda a Chez Cris, marca especializada em casamentos. Seja nos itens decorativos ou nos cliques dos momentos especiais, ela adora fazer todas essas etapas incríveis do dia mais lindo da vida de muitos casais.

Aproveitamos o mês das noivas para trazer as dicas especiais da Cris (daqui, ó!) para quem está sonhando com o casamento poder torná-lo realidade. Serão 25 dicas ao todo, 5 por semana, para você ter o casamento que sempre sonhou.

Clique na imagem abaixo e baixe o checklist especial que a Cris preparou para organizar com um ano de antecedência o seu casamento e acompanhe as dicas semanais.

Checklist Cris Paz

Ah que boa notícia! Então você e seu querido vão casar? Bem, é hora de se organizar, pesquisar e buscar inspiração para que tudo seja demais no grande dia. Não gosto de usar a palavra perfeito. Primeiro para não gerar mais ansiedade em você, já basta toda a pressão que vem anexada ao título “a noiva”. Segundo, nada que é perfeito é tão legal. O perfeitinho costuma ser chato, sem graça.  Por isso, querida noiva, respira fundo, apenas viva intensamente cada fase da organização do seu casamento. Isso sim é um tremendo de um barato!

Tudo bem que não queremos nada tão perfeito, mas precisamos de tudo muito organizado para o bem do evento. Para isso, enumerei 5 dicas iniciais pra colocar as coisas para andar:

    1. O orçamento
      Não dá pra pensar em nada sem antes definir a verba destinada ao casamento. É muito importante acertar quem vai pagar o quê, o que será dividido, o que cada um assumirá separadamente. Os pais irão ajudar ou não? Quando o assunto é dinheiro, todo cuidado é pouco. O ideal seria começar a vida de casada sem dívidas, porém nem todo mundo consegue. Um bom começo é fazer fundo de reserva só para o casamento. Ah como todo orçamento, é fácil gastar mais do que o previsto. Por isso, o negócio é controlar cada gasto, negociar pagamentos. Só não vale desvalorizar os produtos e serviços dos fornecedores tá? Também não é legal fazer comparativos entre valores dos fornecedores. As negociações devem ser existir é claro, faz parte, mas que seja sempre de forma saudável e favorável para ambos os lados.

 

    1. A lista
      Geralmente esse item gera muito desgaste e conflito entre os noivos e os pais. Uma coisa é certa, jamais vocês conseguirão convidar todo mundo que conhecem para o casamento! E nem tem porquê. Casamento é a celebração do amor de duas pessoas, é algo tão íntimo isso né? O melhor é sentar todo mundo e fazer uma pré-lista. Ela mudará, com certeza, durante todo o processo, mas é importante saber um número aproximado de convidados, praticamente todas as decisões dependerão desse valor.

 

Dicas para casamento Chez Cris

    1. O estilo
      Quer saber o melhor estilo a escolher? O estilo de vocês dois oras! Eu adoro fazer listas, elas super funcionam pra tudo! Para tentar descobrir o que ambos gostam, nada melhor do que listar. A partir daí é possível ver o caminho a seguir, se será:  vintage, clássico, moderno, clean entre tantos outros estilos. Querem igreja, véu e grinalda? Tradicional é o caminho neste caso. Curtem a natureza, sol e o mar? Que tal um casamento naquela praia que vocês amam? Com isso definido, fica mais fácil contratar os fornecedores e o local.

 

    1. A data e o local
      Depois de alguns anos trabalhando com noivas, posso dizer que esse é um assunto delicado. Lembre-se que têm igrejas que são super concorridas. Pasmem, têm algumas que precisam ser reservadas com 2 anos de antecedência! #ficaadica Não esqueça de checar se a igreja escolhida só trabalha com fornecedores aprovados e listados por eles. Você realmente quer se submeter a isso? Pense direitinho tá? Com o local da cerimônia definido é hora de buscar o espaço para a festa. Acho super válido e econômico fazer a cerimônia e recepção no mesmo lugar.

 

  1. As referências
    Acredito que a criatividade é um trunfo muito maior e de muito mais valor que o dinheiro. Acredito de verdade que a beleza esta no simples. O simples é chique, o simples impressiona sem ostentar. Então nada melhor que “colecionar” referências para estimular a sua criatividade. E não precisa pesquisar apenas no universo de casamento. As referências podem vir de outras coisas, como a combinação de cores sensacional da embalagem de um bombom, por exemplo.

Até a próxima semana com mais dicas e inspirações.

(Imagens do post: Cris Paz e Pinterest)

Sobre Chez Cris

Sou a Cris Paz, da Chez Cris. Fotografo e produzo convites e itens para casamentos com muito carinho. Sou daquelas que conseguiu unir paixão com a profissão. Romântica por natureza, ainda me emociono com cada casal apaixonado que passa por minhas lentes e escolhe meus trabalhos para suas cerimônias.

Veja mais posts deste autor.