Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Conheça e evite os 3 vilões do trabalho em casa

Conheça e evite os 3 vilões do trabalho em casa


Por Karine Drumond, da Negócio de Mulher

Você optou por trabalhar fazendo o que gosta e parte desta decisão inclui trabalhar em casa? Ótimo. O trabalho em casa é opção cada vez mais constante por quem opta por maior liberdade e flexibilidade de horários. Mas junto com a liberdade, há também algumas ciladas que comprometem o sucesso deste estilo de vida. Veja se você já passou, em algum momento, por alguma delas e veja como evitar:

1. Falta de foco

A liberdade e flexibilidade de horários é provavelmente uma das motivações principais de quem opta por trabalhar em casa, fazendo o que gosta. E com ela vem também a responsabilidade de saber (ou aprender) a aproveitar melhor seu tempo. Sem isto a chance de você se ver “inventando coisas pra preencher o tempo” é bem alta. Afinal, tendemos a acreditar que para ser produtivo, temos de ocupar as 8 ou até mais horas do dia fazendo alguma coisa, mesmo que esta coisa não tenha relação direta com os resultados do seu negócio ou com seus objetivos.

Para evitar a falta de foco, procure concentrar-se na tarefa do dia que é realmente importante para o resultado do seu negócio. Não comece o dia pela tarefa mais fácil, mas sim pela mais importante. Eleja, no máximo, 2 tarefas de maior importância. Pergunte-se “O que eu posso fazer ainda nestas primeiras horas da manhã, que trará resultados para meu negócio?”. O mesmo vale para seus projetos e iniciativas: procure priorizá-los e iniciá-los com base no impacto e resultados que eles trarão.

Sei que é difícil, mas foco é um exercício diário.

Com foco nos resultados e no seu objetivo, você verá que o dia renderá mais. Sobrou tempo? Ótimo, aproveite sua produtividade e use o tempo para descansar, divertir-se, se inspirar.

2. Isolamento

A troca de ideias é fundamental para qualquer trabalho criativo, não é mesmo? E uma reclamação muito comum de quem trabalha em casa, é a de que sente falta de conversar com colegas. Para livrar-se desta sensação de solidão, uma solução é planejar tempo para encontrar com colegas da sua área de atuação. Participar de encontros, oficinas e eventos também é uma ótima forma de criar e manter relacionamentos. Quem trabalha prestando serviços pela internet pode substituir algumas reuniões por Skype pela reunião presencial, assim você sai um pouco de casa e conhece gente pessoalmente.

3. Acomodação

Você que resolveu trabalhar com algo que ama, já possuía um ativo importantíssimo: a motivação. Motivação para fazer acontecer. Buscar informações, conhecimento, capacitação, criar rede de relacionamento, buscar recursos… Enfim, só depende de você! Por isto, acomodação é o inimigo número 3 da nossa lista. Cuidado com ela. Empreender e criar algo do zero envolve entender que neste universo existem altos e baixos e a busca constante por aperfeiçoamento, informação e ajuda é uma atitude que fará toda a diferença para seu sucesso.

Aprender a trabalhar em casa costuma ser um processo de transição e adaptação, como qualquer outro na vida. Ou seja, nem sempre a gente começa fazendo tudo certo, mas podemos aprender com os erros e ir acertando no caminho.

E você que trabalha em casa, já enfrentou algum desses vilões? Como tem enfrentado?

(Imagens: Sweet Studio, Dear Abigail, All Your Heart)

Karine Drumond e Priscila Valentino atuam há mais de 10 anos com design e criatividade e atualmente são responsáveis pelas iniciativas da Negócio de Mulher – projeto criado para inspirar e ajudar mulheres a transformarem sonhos em realidade e paixões em negócios, por meio de cursos online e ebooks.

Veja mais posts deste autor.