Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Desabafo de autônoma: vacas magras com otimismo!

Desabafo de autônoma: vacas magras com otimismo!

Por Ju Padilha

Depois que a gente respira fundo e decide abrir um negócio próprio, é pura empolgação! São mil detalhes a serem resolvidos e organizados, a produção é iniciada com todo o carinho que existe em nós, os pedidos chegam e tudo vai muito bem, até que…  Enfrentamos o primeiro período de paradeira!

Sim, quem é autônomo e trabalha com comércio precisa saber que há altos e baixos. Há períodos de muitas encomendas e outros, em que ninguém parece se animar com as nossas criações. Mas, e aí, como enfrentar estes momentos?

Particularmente, eu sofria de ansiedade a cada vez que abria meu e-mail e nada não via nada além de spams. Pensava logo se devia continuar com o negócio ou se seria a hora de espalhar meu currículo por aí. Porém, quando se trabalha com o que se ama é difícil deixar de acreditar que as coisas vão dar certo. Entre estes devaneios pessimistas e otimistas, os e-mails com pedidos voltam a aparecer e tudo volta a funcionar.

E esta é a grande dificuldade de quem tem um negócio próprio, a “incerteza” dos ganhos. Diferente de quando se tem carteira assinada, que se sabe exatamente quanto e quando o dim-dim aparecerá na conta! Mas acredite, há como passar por estes momentos de vacas magras de forma tranquila e ainda usando o “tempo livre” a seu favor.

Algumas dicas  para aproveitar os períodos de recesso

Finanças: É fundamental ter os gastos bem organizados, ter o hábito de guardar uma reserva para ser usada quando o dinheiro não estiver entrando. Muito válido é ter um livro caixa, com anotações de entradas e saídas e quando possível, estabelecer um pró-labore (equivalente a um salário).

É preciso saber separar o dinheiro da empresa, do dinheiro pessoal, mesmo que a empresa se resuma apenas a você! Sei que é difícil e para isto há cursos gratuitos no SEBRAE de administração de pequenos negócios, por exemplo. Não seria uma boa ideia aproveitar períodos mais tranquilos para fazer um curso como este?

Comunicação: Esta hora também pode ser uma boa chance para dar aquela repaginada na lojinha virtual. Já que está com mais tempo, use-o a favor para caprichar nas fotos que são usadas para divulgação, criar uma fanpage, perfil no Instagram ou atualizar o blog. Aproveitar para enviar alguns e-mails de prospecção e criar uma promoção virtual pode ser ótimo para reativar as vendas.

Novas inspirações: Faça do tempo mais livre um momento para se inspirar e quem sabe, criar coisas novas! Momentos recreativos podem ser extremamentes inspiradores. Aproveite para ler, ver um filme, ouvir música, dar um passeio, brincar com os filhos, molhar as plantas, bater papo com os amigos, fazer o que se gosta e que nunca dá tempo! Deixe a mente livre para que as novas ideias cheguem até você, elas podem vir de onde menos se espera!

Arrumação: Que tal arregaçar as mangas e fazer uma boa limpeza nos armários? Quem trabalha com criação geralmente acumula muitos materiais, tralhas em geral. Esta pode ser uma boa oportunidade para descartar coisas que não são mais usadas. É válido, inclusive, organizar uma troca com outros amigos crafters. Ou, numa destas, você pode reencontrar um material que nãos usava mais e dar uma cara nova a ele! Mesmo que nenhuma ideia  apareça, ateliê arrumado sempre dá mais vontade de voltar a trabalhar, mesmo que seja para fazer um pequenos estoque de produtos. Vai que aparece um convite para participar de um bazar de última hora?

O importante é mater a calma, o otimismo e  a confiança em suas escolhas! Sempre haverá frutos a serem colhidos, quando o trabalho é feito com dedicação e carinho! E não tenha medo de tirar proveito da melhor coisa que ser autônomo tem a oferecer, o tempo flexível!

A verdade é que altos e baixos existem em todas as atividades e se a coisa apertar de fato, não tenha medo dos recomeços, eles sempre acontecem para o melhor!

Imagens: Lisa Jordan, Ateliê Ju Padilha, Blog Decor8

Ju Padilha tem mãos que amam o fazer artesanal, em especial o trabalho com fitas. É formada em História pela UNESP e tem pós em História da Arte pela FAAP, produz acessórios de cabelos bem contemporâneos no Ateliê Ju Padilha, mas sua maior alegria é cuidar do filhote Francisco.

Veja mais posts deste autor.