Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | O que fazer quando os negócios diminuem o ritmo?

O que fazer quando os negócios diminuem o ritmo?


Por Priscila Valentino, do Negócio de Mulher

Existem épocas em que os negócios vão bem devagar. Não sei se eles entram no clima de calor que dá moleza ou se no frio eles ficam com preguicinha, mas a verdade é que estas fases acontecem. É normal e não precisamos desanimar.

Para ajudar, levantamos 5 ideias para você não ficar chorosa e aproveitar para fazer desta fase um tempo super produtivo.

1. Relaxe. Nada pior para uma mente criativa do que o stress. Com ele o cérebro trava. Se você conseguir se manter com a cabeça fria, pode ser que ache alguma solução ou aproveite melhor o tempo para bolar produtos novos. Abra uma cerverja, um vinho ou tome um chá de pé pra cima. Abrace uma almofada, um bom livro ou filme gostoso e sinta-se de férias um pouquinho.

2. Converse e observe. No ponto de ônibus, dando uma voltinha com o cachorro, visitando a tia, batendo perna na rua. É assim que descobrimos o que as pessoas têm achado interessante. Com olhos e ouvidos abertos descobrimos muitas oportunidades novas. Um acessório que você nunca  tinha visto, um tema que parece ter se tornado recorrente… Tudo isso pode gerar novas ideias. Talvez você perceba que suas criações eram mais reproduções e possa a partir daí começar a desenvolver um estilo próprio. Quem sabe essa mudança não alavanca os seus negócios?

3. Se reconecte com seus clientes. Na correria acabamos por negligenciar nossos clientes e sem eles o seu negócio não existe. É o momento de entrar em contato com aquele cliente que já comprou uma vez com você, contar novidades sobre seus produtos, talvez oferecer um cupom de desconto.

4. Mão na massa. Que tal aproveitar para fazer todas aquelas coisas que você dizia que precisava, mas nunca tinha tempo para fazer? Organizar o ateliê? Reformar a cadeira? Coloque uma música animada e força!

5. Inspire-se! Aproveite para gastar o seu tempo ‘colhendo’ novas ideias por esta enorme ‘fazenda’ chamada internet. E nem precisa ser apenas naqueles sites bacana de crafts. Blogs e sites de decoração, moda e até sites de saúde podem trazer ótimas ideias. Quer alguns exemplos? O Pinterest por exemplo é um mural virtual que  pode trazer um sem número de inspirações diárias sobre os mais diversos assuntos. Siga as pessoas certas, procure por “boards” de interesses e se perca.

Espero que tenham gostado das dicas de hoje. Experimente colocá-las em prática e depois me conte se ajudaram no seu negócio!

Karine Drumond e Priscila Valentino atuam há mais de 10 anos com design e criatividade e atualmente são responsáveis pelas iniciativas da Negócio de Mulher – projeto criado para inspirar e ajudar mulheres a transformarem sonhos em realidade e paixões em negócios, por meio de cursos online e ebooks.

Veja mais posts deste autor.