Home | Bebê e Infantil | Dia da Criança: brinquedos educativos artesanais

Dia da Criança: brinquedos educativos artesanais

brinquedos

Bola de gude, bater figurinha, corda, pular amarelinha, peão, ninar bonecas de pano, resta um… Quantas dessas brincadeiras fizeram parte da sua infância? E quantos destes brinquedos educativos levam a cultura do artesanal em sua essência? Estamos a um dia do Dia da Criança e para celebrar,  fazemos um resgate nostálgico do brincar na sua forma mais imaginativa e simples.

Vamos fazer uma viagem em nossas lembranças e resgatar a importância destes elementos para os pequenos. :)

Mercado seletivo e valorizado

É curioso e também um alívio sabermos por meio de pesquisa da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) que, no setor de brinquedos hoje dominado por diversos eletrônicos e inovações que movimenta em média R$ 4 bilhões por ano, o segmento de brinquedo educativo representa 20% do mercado. Entre cinco fatias deste bolo, uma ser representada pelos produtos com valor educacional e pedagógico deve ser comemorado. A pesquisa aponta como fator responsável por essa proporção o fato dos pais de hoje serem mais seletivos e bastante preocupados com os valores e conceitos transmitidos às crianças.

Outro índice que estimula e motiva: 90% destes brinquedos educativos produzidos no Brasil são fruto do trabalho de artesãos, agentes importantes na manutenção das brincadeiras tradicionais de nossa cultura. O bate-papo com as artesãs da loja Aolibama e seus projetos relacionados ao brincar e todo conceito por trás de seus brinquedos relatam muito bem isso.

Brincadeira à moda antiga, com conceito

Madeira, tecido, corda, lã são os materiais que dão vida às brincadeiras deste o tempo de nossas avós. Os principais brinquedos à moda antiga levam apenas estes ingredientes na receita e são capazes de levar crianças e adultos por horas para um novo cenário de imaginação. É o fato de as peças serem na maioria das vezes simples que faz com que os pequenos complete a brincadeira e histórias em sua própria cabeça e fantasia.

brinquedos1

Já conhece os bonecos Waldorf?

Os bonecos Waldorf , seguem uma escola pedagógica e filosófica. Com suas expressões faciais reduzidas para interagir e refletir os pensamentos da criança. Sempre levam enchimento natural pois a lã é um condutor térmico e acaba absorvendo calor, além do cheiro, do ambiente. Tudo pensado para que a brincadeira se torne social, lúdica e seja um verdadeiro reflexo do pequeno e de seu entorno.

Este video da artesã Fabiana Pereira, é uma fonte muito bacana para entender o mundo dos bonecos Waldorf:

Outros exemplos de brincadeiras que levam a criatividade e materiais simples como base podem ser citados. O jogo da bugalha ou jogo das cinco marias. Nesse caso, são coordenação e atenção das crianças são estimulados apenas por tecido e recheio de arroz. Para quem não se lembra ou quer recordar a atividade, é fácil: consiste em jogar uma maria para cima e ser rápido para pegar outras enquanto a primeira está no ar. Há variações e regras conforme a região e é uma delícia perceber como elementos simples podem conduzir a diversão.

brinquedos2

Todo esse resgate fez o seu interesse pelos brinquedos educativos crescer?

Então vale o passeio por nossa comunidade de artesãos e suas criações. É surpreende perceber como nossas lembranças de infância continuam tão necessárias e presentes nos dias de hoje. A sociedade se transforma constantemente, as tendências e moda vão e vêm, mas o brincar e a importância deste aprendizado no início da vida de cada um de nós não muda. ;)

Bom passeio pelas lembranças, ótima brincadeira e um dia cheio de criatividade com os filhos, netos ou sobrinhos!

Imagens: Amarelinha da loja Fafa Arte, peão da Arte em Lembrar, boneca da Bebeth, brinquedo em madeira da Petit Artiste, 5 marias da Talento Criativo, batata quente da Eu que Fiz, corda da Criarte, bolinhas de gude da ArtesaNá Presentes e boneco Waldorf da capa do ateliê Nina Veiga.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.