Home | Festas | Casamento | Pulo na Expo Noivas: tendências para casamento

Pulo na Expo Noivas: tendências para casamento

mesa_bolo

Nos dias 10 a 13 de outubro, aconteceu em São Paulo a última edição do ano da maior feira do segmento de serviços e produtos do mercado nacional de casamento e outros eventos festivos, como bodas e quize anos, a Expo Noivas & Festas. O Blog do Elo7 não poderia ficar de fora dos lançamentos e tendências artesanais neste ramo e lá fomos nós bater perna e registrar destaques pelo grande pavilhão na zona norte da capital.

Foram muitas as novidades que encontramos e o mais bacana: boa parte delas, criações da nossa comunidade de elosetters participantes do evento! Que tal percorrer a feira por meio de nossos cliques e impressões?  

Elementos gráficos

Logo no início do passeio pelos estandes, uma tendência nos chamou a atenção: as letras formando nomes, mensagens e sentimentos migraram da decoração da casa para o agito da festa. São as iniciais dos noivos, votos dos convidados ou palavras carinhosas que se espalham por peças em MDF na mesa do bolo e também em placas que fazem a alegria dos convidados ao posar para fotos e máquinas instantâneas. Vale brincar com os elementos gráficos entre arranjos tradicionais de flores e docinhos e fazer da decoração uma proposta interativa. Além da opção em madeira, também conferimos peças cortadas em acrílico e forradas com tecido. Letras são mesmo pop!

expo_1

Diversão para os dois

Se antes o casamento e as reuniões que antecedem o sim eram compostos por gostos e elementos majoritariamente femininos, agora as opções parecem conversar com o noivo também, que tem curtido escolher detalhes e personalizar suas comemorações.

Pela feira, muitos casais circulavam em busca dos produtos que combinavam com sua história e a gente pôde conferir mimos e lembranças também para a ala dos bolinhas. Um exemplo legal é o abridor de garrafa da foto, item simpático da loja Ki-Glamour para presentear padrinhos ou virar lembrança customizada de chá bar ou despedida de solteiro. Eram diversas as opções também de “caixa para o banheiro do noivo”, kit completo e caprichado para a ala masculina da festa. Afinal, não são só as mulheres que merecem ser paparicadas durante a festividade!

expo_2

Doces que enchem os olhos

Santo Antonio na versão de chocolate e renda açucarada estavam entre as novidades que atraiam filmagens da imprensa e surpreendiam as futuras noivas. O primeiro, em formato de bombom decorado apresentado em grupo na bandeja é da Bolo de Caneca, arrancava sorrisos. Que convidada não gostaria de ter a sorte de comer um desses? Segundo a doceira do estande, as solteiras da festa sempre se disputam pelos poucos exemplares distribuídos na mesa do bolo. O santo casamenteiro parece agradar até mesmo quando é ingerido. Por que não? Vale pensar em variações sobre o tema! Saboroso, carismático e ainda faz mais convidadas felizes, não só a que agarrou o tradicional buquê de flores.

Agora a moda da renda feita de açúcar é nova e sofisticada: são camadas delicadas de de pasta americana que envolvem doces finos ou coberturas de bolos. Na imagem abaixo, os doces bem-casados que ganharam a decoração e de tão precisas suas tramas, é de se ter pena de desmanchar o enfeite na boca. Vamos ficar de olho aberto para a renda de açúcar!  No Brasil, a tendência é novidade, mas no exterior, o trabalho artesanal já é sucesso entre as confeiteiras.

expo_4

Prataria de família

Não, não é obrigatório ter cristais e caixas ou bibelôs de prata de lei entre as lembranças de família, mas apresentar os elementos pela festa parece ter voltado à tona. Os formatos dos doces e as flores podem ter se reinventado, mas a decoração clássica tem ressurgido e são os recipientes e vasos mais antigos que os acomodam. Foram muitas as mesas montadas  que vimos com caixas de bijuteria rococós com docinhos, enfeites em cristal misturando-se com arranjos e livros grossos e de capa dura que simulavam decoração de casa. Ares tradicionais e imponentes que ganham uma releitura moderninha e criativa. Afinal, um casal de sapos divertidos pode fazer parte da mesma festa!

expo_3

Toque artesanal

E falando em releitura atual, o mesmo acontece com os convites que nem de longe parecem estar sendo substituídos pela versão virtual. O mercado de designers que criam layouts e formatos originais para convites superpersonalizados estava presente em peso. Podia se encontrar de convites em papel com formato de luminária (!) com uma velinha de presente para os convidados até os modelos em tecido que poderiam ter seus tons e padrões escolhidos pelos noivos e até mesmo aroma para fugir do padrão. Já tinham imaginado estas ideias? O trabalho delicado do tecido ou renda colado ao papel nos cativou.

expo_5

A estrela da cerimônia

Depois do vestido da noiva, tudo indica que os olhos se voltam para o buquê quando as portas da igreja se abrem! Os arranjos com flores naturais têm perdido o seu posto para complexas composições artesanais de materiais diversos. O assunto está tão em voga que merece post próprio, mas não poderíamos deixar de dar ênfase já em nosso tour às artesãs abaixo, das lojas Meu Buquê e Rosamor que estavam fazendo sucesso já nas primeiras horas de feira. Os buquês procurados pelas noivas duram para sempre e são praticamente joias: cravejados de pedras, pérolas ou cristais. Mostraremos detalhes em breve!

expo_7

O que acharam do nosso giro pelas novidades? Mais alguém também foi circular pela mundo dos casamentos?

Esperamos que tenham gostado e se inspirado! As possibilidades para quem trabalha no setor são milhares e andam cada vez mais diversificadas. Para quem está prestes a juntar as escovas de dentes então… É opção que não acaba! Quem sabe nossos destaques não lhe guiam?

Imagens: cliques da equipe do Blog do Elo7.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.