Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Vamos falar sobre bazares de final de ano?

Vamos falar sobre bazares de final de ano?

bazar

Para quem trabalha com criações artesanais, o fim do ano é o período mais intenso de produção e vendas!

É neste período do ano que uma série de bazares e eventos entram em cena. Caso ainda esteja na dúvida se vale ou não acatar e confirmar a participação, deixo meu relato e experiência com minhas criações.  Afinal, nem sempre é simples avaliar os benefícios e não cair em enrascadas. Como escolher em qual evento participar, uma vez que 99% deles cobram taxas de participações? Ficam as dicas também para o próximo ano e todo período que antecede uma festividade importante.

1. Busca de informações para evitar ‘ciladas’

Escolher em qual bazar investir pode fazer toda a diferença, afinal, há muitos que prometem e poucos que cumprem. Investir num bazar, com pouco movimento pode acontecer. E para piorar, é possível não vender o suficiente para tirar, ao menos, que se pagou na participação! Ai ai ai, ninguém quer um susto deste bem no fim do ano, certo?

* A solução pode estar numa busca rápida pela internet: tente procurar informações sobre o evento em que você pretende participar, se ele tem site, blog, fanpage ou qualquer outra forma de relacionamento virtual. Veja quantas edições ele já teve, quem é o público alvo, se há outras pessoas falando deste evento nas redes sociais. Um boa dica, se estiver na dúvida, é tentar entrar em contato com expositores que já participaram dele.

2. O lugar perfeito não basta, avalie a comunicação e público

Nem sempre, a localização basta, para ser um bazar de sucesso. O local pode ser ótimo, de fácil acesso, mas se não tiver uma divulgação legal, não adianta. O contrário também vale, um lugar complicado de chegar, dificulta muito as coisas. A divulgação também precisa ser direcionada ao público-alvo desejado.

* Adeque estande e escolha de produtos para o ambiente: tente  prestar atenção, se o seu produto também está de acordo com o público que este bazar atrai, se combina com o perfil dos possíveis consumidores. Evite assim, ficar se sentido um peixe fora da água, vendo sua “banquinha” vazia enquanto as outras estão movimentadas.

3. Invista na auto divulgação e experiência de compra

Mais do que tudo, você pode fazer a diferença para ter um bom bazar ou não. Ajude a divulgar o evento escolhido, lembre de avisar seus clientes onde e quando você estará presente com suas criações para serem “olhadas com as mãos”, vista a camisa de verdade.

* Capriche na apresentação de seus produtos, tenha embalagens para presente e muita simpatia na hora de conversar com as pessoas que se aproximam.

Participar de uma bazar pode ser sim, uma experiência muito legal e assim, eu desejo para todos que se candidatarem para algum bazar do fim ano! Ainda dá tempo e há boas oportunidades em todas as cidades.

Qualquer dúvida, consulte também nossa ajuda online.

Muitas e boas vendas! 

Imagens: Bazar Ógente e Ateliê Ju Padilha

Ju Padilha tem mãos que amam o fazer artesanal, em especial o trabalho com fitas. É formada em História pela UNESP e tem pós em História da Arte pela FAAP, produz acessórios de cabelos bem contemporâneos no Ateliê Ju Padilha, mas sua maior alegria é cuidar do filhote Francisco.

Veja mais posts deste autor.