Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | Cinco dicas para valorizar seu trabalho

Cinco dicas para valorizar seu trabalho

Valorização

Muito prazer! Sou a Nathália, gerente de Atendimento e Comunidade do Elo7. Acompanho a trajetória desta comunidade criativa desde 2008 e adorei a ideia de ter um espaço aqui no Blog para dar dicas e proporcionar reflexões importantes sobre o Negócio Criativo. Espero que gostem e aceito sugestões para os próximos posts! :)

No mundo dos produtos artesanais e personalizados, existe sempre uma queixa por parte dos vendedores em relação à valorização do tempo e trabalho dedicados à produção de suas peças. Afinal, são muitas horas e amor despendidos na criação e desenvolvimento de trabalhos únicos, cujo valor não pode ser contabilizado somente em termos monetários. Por outro lado, o cliente  que busca um produto diferenciado, como qualquer outro cliente, também busca a famosa tríade “bom, bonito e barato”. Como, então, valorizar seu trabalho e cobrar por ele um preço justo sem que o cliente ache caro? Siga nossas dicas!

1) Acredite no valor do seu trabalho

Você deve acreditar que o trabalho artesanal merece ser valorizado, por duas razões principais. Primeiro, porque o artesão é um profissional diferenciado, que ama o que faz, o faz por escolha própria e imprime em seu trabalho sentimentos e realização. Além disso, ele participa de todo o processo completo de produção, desde a criação, o desenvolvimento e até o acabamento de cada peça. Segundo, porque cada peça artesanal ou personalizada é uma peça única, pois além de não ser produzida em série, não é encontrada no mercado comum.

2) O valor não está apenas na utilidade

Um cliente que buscar um álbum de fotografias para organizar os registros de sua última viagem poderá encontrá-lo em qualquer loja de fotografia pelo preço de R$40,00. Porém, para além da utilidade do produto, o cliente deseja guardar momentos tão especiais em um álbum personalizado e de acabamento diferenciado, e por isso busca um profissional de encadernação artística e paga R$80,00. Esse valor pago a mais é o valor que o cliente aceita pagar por algo que corresponda a seu sentimento!

3) Seja original e diferencie-se

O cliente que busca um produto artesanal ou personalizado segue o mesmo caminho que qualquer cliente: pesquisa vários fornecedores, compara preço e qualidade dos produtos, se encanta com o que vê e com a maneira como é atendido. A concorrência está forte por isso você deve se diferenciar no mercado. Primeiro pesquise seus concorrentes, veja o que está sendo oferecido e busque destacar-se! Crie um novo molde, um design original, busque fornecedores de matérias primas diferenciadas (até mesmo no exterior), crie um acabamento especial, capriche nos mimos e embalagem, coloque o seu toque pessoal nas peças, crie identidade para sua marca e produtos. Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença e valorizam seu trabalho!

diferencial

4) Capacite-se e aprimore suas técnicas

Primeiramente, escolha uma técnica ou habilidade para aprimorar. Não existe habilidade que não possa ser aperfeiçoada. Invista em cursos presenciais ou online, pesquise tendências e novidades, adquira revistas e DVDs, participe de fóruns e grupos que discutem e compartilham experiências relacionadas à sua técnica. Se ainda não pode investir em cursos pagos, esgote os conteúdos disponíveis gratuitamente na Internet (Youtube, Pinterest, Flickr, etc). Esse investimento tornará seu trabalho mais profissional e os clientes não reclamarão de pagar um pouco a mais por um produto diferenciado e de qualidade.

5) Compartilhe experiências de sucesso

Não adianta somente sair fazendo divulgação de seus produtos em todos os meios. Invista em mostrar bons resultados e experiências de seus clientes. Divulgue depoimentos, fotos e histórias de clientes satisfeitos, mostre como seu trabalho é valorizado e transforma a vida das pessoas. Identidade e status da marca são fatores que agregam muito valor ao que você faz!

Espero que essas dicas ajudem a valorizar o seu trabalho, e que consiga lidar melhor com situações nas quais o comprador deseja negociar o preço ou discutir o valor de seus produtos. 

Agradeço seus comentários neste post para enriquecermos ainda mais essa discussão!

Imagens: porquinho Foto&Arte e coração Joana Banana Design

Socióloga, mestra em Educação e apaixonada pelo Elo7 desde 2008. Ama a natureza, viajar, todos os tipos de arte, em especial a dança Flamenca. Acredita no diferencial do trabalho artesanal e sonha com a realização profissional dos artesãos de todo o Brasil.

Veja mais posts deste autor.