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A dor e a delícia de vender brindes corporativos

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Atualmente muitas empresas estão à procura de brindes diferenciados para encantar clientes, agregar valor e se destacar da concorrência. A comunidade do Elo7,  que reúne gente talentosa e com muitas ideias, não poderia ser uma fonte melhor para brindes especiais. Um item personalizado, artesanal e exclusivo tem de tudo para agradar quem recebe e aproximar marcas e clientes.

Atender a um pedido de brindes corporativos pode ser algo incrível para sua loja, pois enriquece o portfólio, além de transmitir aquela maravilhosa sensação de que você é capaz de dar um grande passo ao produzir uma encomenda em escala. Mas antes de encarar uma encomenda grandiosa, é necessário pesar na balança os prós e contras. Vale a pena ponderar sobre:

  • A nota fiscal: Ao receber uma solicitação de orçamento para brindes corporativos, leve em consideração que a empresa provavelmente solicitará nota fiscal e é importante estar preparado para emití-la. Já fizemos alguns posts sobre a formalização do negócio e emissão de notas, veja aqui e aqui.
  • Capacidade de produção X prazo de entrega: Poderei cumprir o prazo determinado pela empresa? Precisarei de mão de obra extra? Nessas horas vale até recrutar o marido, a mãe e os filhos.  Meus produtos continuarão com a mesma qualidade, mesmo sendo produzidos em quantidade? Considere estes pontos na hora de aceitar o pedido.
  • Lucro:  Mesmo reduzindo meu preço para atender o pedido empresa, terei lucro?
  • Desenvolvimento de produto: Muitas vezes o cliente ainda não tem ideia precisa do brinde que quer. Isso é bem comum e neste caso você terá que desenvolver ou personalizar um projeto juntamente com o cliente. Considere as horas de desenvolvimento e o processo como parte do trabalho.

Para ajudar você a pensar melhor sobre a possibilidade de atender pedidos corporativos, reunimos os relatos de alguns vendedores do Elo7 que toparam dividir conosco suas experiências.

O primeiro pedido a gente nunca esquece.
“Uma empresa queria dar para suas funcionárias um brinde especial, pois naquele ano havia batido sua meta e teve 15% de crescimento. Ficamos muito felizes, pois foi o primeiro R$1.000 que recebemos como artesãs. Até hoje temos uma amostra do kit que fizemos, pois ele nos incentiva a acreditar no nosso potencial e nossos sonhos.”
Priscila Nascimento, da Priartdesign 

Uma grande encomenda pode estimular sua criatividade.
“Solicitaram-me que criasse um cartão “kirigami”. O pedido parecia simples, mas o processo de criação ficou moroso, pois existiam especificações como a cor e tipo de letra. Estes trabalhos corporativos possuem uma data de entrega bem apertada e, como perdi um bom tempo no atendimento das especificações, ficou um corre-corre danado, mas no final tudo deu certo. Este trabalho foi ótimo, pois me fez buscar outras alternativas no processo de criação e produção devido à exigência do cliente. Às vezes é necessário parar e rever todo processo para ganharmos eficiência.” Jorge Nonaka, da Kirigami 

O pedido pode tornar-se um produto de sua linha.
“Tive uma encomenda que foi iniciada com um produto existente da loja, mas devido a falta de materiais acabou virando outro totalmente diferente. Depois que terminei, coloquei no site e outros clientes pediram também. Este foi um exemplo de produto criado pelo próprio cliente e que deu certo!” Thais de Cássia, da dCássia Sabonetes

As vezes é preciso recusar.
“Levei um baita susto quando o cliente solicitou orçamento de mil, 5 mil e 10 mil dedoches de feltro. Até cogitei atendê-la, mas refleti e cheguei à conclusão que era inviável! Trabalho sozinha e mesmo contratando ajudantes, creio que não daríamos conta disso. Fiquei frustrada, tive que recusar o pedido, mas sei que fiz a coisa certa.” Juliana Andreatta, Policromata

A maratona para cumprir o prazo.
“…Geralmente é uma loucura, porque somos pequenos e quando o pedido é grande, são noites sem dormir. Sempre cumprimos com nossas datas e é um prazer muito grande ao final ver a encomenda pronta. A foto que tiramos ao final é uma medalha de honra ao mérito!” Dinha, da Saboaria Mimo de Cheiro 

Preços e prazos competitivos.
“Algumas dificuldades em relação às concorrentes (grandes empresas) são os preços, condições de pagamento e prazos. Porém há empresas que aceitam nossas condições, pois se encantam com o produto justamente pelo fator artesanal. Preocupamo-nos muito com a qualidade e atendimento e observamos que temos como retorno a fidelização do cliente que, na maioria das vezes retorna e nos indica para amigos.” Melissa Denigris, da Abracadabra Fantoches

A exigência da nota fiscal.
“…Infelizmente não conclui a venda porque precisavam de nota fiscal. Quis saber mais sobre o MEI e a questão de poder emitir nota fiscal para empresas, então caí num labirinto de informações confusas. Desisti.” Deive Kleber, da Doces Momentos

Ao dar o seu melhor na produção de brindes corporativos, você provavelmente será lembrado em outras ocasiões e poderá até ser indicado para outras empresas. Então, se encarar o desafio corporativo, capriche e conte pra gente como foi sua experiência!

Imagem: Ecobags criadas pela Yuri-Luri para o Elo7.

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

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