Home | Casa | Giro pelas tendências: Paralela Gift e Craft Design

Giro pelas tendências: Paralela Gift e Craft Design

abre

O mercado de design e decoração está agitado nesta semana. Do dia 08 a 11 aconteceram em São Paulo novas edições da Craft+Design e Paralela Gift, duas feiras importantes do segmento criativo. Abertas para profissionais do meio, marcas de diversas regiões do Brasil expõem suas novidades para o semestre, peças-chave que devem se espalhar por grandes lojas e virar pauta de veículos de comunicação nos próximos meses.

Todos prontos para ligar o radar e captar as novas tendências que vêm por aí?

madeira
Notiluca, Guacamole Store e Criqué Caiçara

Madeira volta à tona: materiais naturais nunca tiveram tamanho destaque. Criações compostas por materiais sintéticos saem de cena e deixam o brilho para o orgânico e sustentável. A madeira chama atenção nos mais variados nichos, dos utensílios de cozinha aos acessórios de moda. Óculos feitos à mão, joias rústicas, caixas iluminadas com led e esculturas em madeira pintada são alguns exemplos que despontavam entre os estandes. Tudo tão artesanal quanto os instrumentos talhados na caixeta da Criqué Caiçara. Brasilidade que surge com visual contemporâneo e bastante original.

couro
Livre Design e Dafna Edery

É clean, é de couro: produtos ornamentados deixam lugar para elementos com design limpo e minimalista. As peças feitas em couro colorido se estendem da decoração, com bancos, caixas, coberturas de parede e cabeceiras a artigos de moda, como carteiras e bolsas com cortes retos. Os criadores enaltecem o material durável, com preocupação na sustentabilidade. Assim, destacam-se os produtos feitos com couro sintético e sobras de couro. É legal notar a sintonia desta tendência com a moda atual, que também vem monocromática e tende a privilegiar materiais clássicos.

desenhos
Flivo, Damatadecor, Purpoz

Lúdico por toda a casa: o mix de estampas não perde a sua força nesta nova temporada. Papelaria e almofada com padronagens da fauna e flora, como as composições vibrantes da Damatadecor, continuam em alta, mas aparecem também com criatividade personagens pop e bordados com desenhos regionais. As almofadas da Purpoz são ótimo exemplo. Muitas marcas procuram diversificar a escolha de tecidos e é agradável aos olhos ver as criações ilustradas manualmente ganhando espaço.

croche
Iluminadas, Artesanato Candango e Programa de Artesanato da Paraíba

Tramas e fios em foco: que o crochê está longe de ser apenas barra de toalha e hobby de avó já está certo, mas que invade a iluminação e a decor em geral é novidade nas lojas brasileiras. Nas feiras, as lâmpadas pendentes encapadas com fios coloridos arregalavam os olhares do visitantes.  O elemento que dá ar rústico e traz novo uso para a técnica se mostrava queridinho entre muitos artesãos. Legal notar a referência ao artesanato regional, das tramas e cestarias, também em evidência nos eventos. Mais uma prova da força do simples e feito à mão.

Quem aí já está com vontade de repaginar os ambientes da casa e dar mais bossa ao look? Apostar no couro, madeira e tramas não tem erro!

Imagem de abertura: estande Arte Têxtil (Paralela Gift)

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.