Home | Negócio Criativo | Tour da Copa Elo7: Curitiba e Porto Alegre

Tour da Copa Elo7: Curitiba e Porto Alegre

abre_tour

Depois de rodarmos todas as regiões do Brasil, chegamos à nossa última parada nesse tour cultural: as capitais Curitiba e Porto Alegre que também abrem seus estádios para os jogos.  Vamos ver como fomos recebidos pelas lojistas nestas cidades?

Fique de olho em cada lance das dicas de passeios abaixo!

curitiba

Quem nos acolhe em Curitiba, cidade dos 33 parques, é a lojista Silvia da loja de velas Silarte. A cidadã curitibana nos conta que é o verde a primeira coisa que chama atenção e a araucária, um forte símbolo. A capital apresenta uma população diversificada originada de diferentes povos e culturas. São alemães, poloneses, italianos, ucranianos. É a imigração variada que resultou em um artesanato rico e pratos típicos para todos os gostos.

“Devido ao grande número de técnicas, Curitiba ficou conhecida pela enorme feira de artesanato, que acontece aos domingos no centro histórico com mais de 5 mil artesãos. Tenho conhecidos que participam da feirinha com artesanatos de papel marchê, bonecos, quadros.”

Como prato tradicional, destaca-se o pinhão cozinho ou assado na grelha e o barreado, uma carne cozida por horas em um caldeirão de barro em alta temperatura, que se desfia e gera um caldo grosso, servida com arroz, farinha de mandioca e banana. Para quem passa por uma cidade do estado, é imperdível! Um dos lugares que apresenta diversas opções do prato é o (1) Mercado Municipal, ponto importante do tour. Cantinas italianas também não faltam na capital.

passeios

Para ressaltar o verde tão presente em Curitiba, vale chamar a atenção para as ruas floridas com seus lindos Ipês e Cerejeiras, a primavera é uma estação particularmente especial para a cidade. Entre os parques, o (2) Jardim Botânico é cartão postal e não pode ficar de fora dos passeios.

Outra particularidade especial da cidade acontece na época de Natal. O evento Natal Encantado acontece no (3) Palácio Avenida, quando crianças formam um emocionante coral nas janelas de toda a construção. São milhares de visitantes que prestigiam  as apresentações anualmente. Prontos para fazer as malas para a capital gaúcha?

poa

“Ba tchê”, chegamos à última capital do nosso tour da Copa! É Porto Alegre, cidade das lojistas  Valquiria, da Artes da Val, e Marci, da Aromatic Therapy, nossa última parada. Hora de curtir churrasco e chimarrão!

As estações marcadas e o frio úmido da capital gaúcha faz o turista curtir o inverno rigoroso. Para as moradoras da cidade, apreciar paisagens naturais como a vista do morro Santa Tereza e o pôr do sol no Rio Guaíba são imperdíveis. Lindos em qualquer época. Já para iniciar um passeio cultural, é a (4) Casa de Cultura Mário Quintana um point que todo visita precisa conhecer. O prédio histórico fica no centro e já foi um hotel antigamente, moradia do escritor que dá nome à casa. Para dar continuidade, é a feirinha chamada de (5) Brique da Redenção que reúne artesãos e antiquários. Para encontrar arte em lã e couro, é parada certa também!

passeios_poa

O turista que puder esticar a estada tem mais um destino importante: o (6) MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul). O acervo conta com mais de três mil obras, nacionais e internacionais, além da fachada que é cartão postal. E depois de tanto bater perna, é hora de apreciar a boa gastronomia da região! Como não poderia deixar de ser, as nossas anfitriãs recomendar um bom churrasco, mas afirmam que o (7) prato típico mesmo é o arroz de carreteiro! Como não ficar com água na boca?

A gente se despede das nossas amigas do Sul e agradece a todas as lojistas que participaram deste grande passeio pelo Brasil!

Produtos Elo7 na imagem em destaque: chaveiro em biscuit, pintura, cachecol.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.