Home | Negócio Criativo | Tour na Copa Elo7: Manaus

Tour na Copa Elo7: Manaus

 manaus

Juiz apitou e a torcida espichou os olhos para enxergar o primeiro lance! Todo mundo reunido no novo estádio em Manaus dessa vez, onde a bola corre e nosso time conta o que há de melhor pela região!

Vamos começar o tour guiado? Quem nos recebe em Manaus é a lojista Luciana, do Ateliê Luciana Severo. Ela é original de Fortaleza, mas há dois anos abraçou a cidade como morada. Ela adora o povo manauara e, com todo entusiasmo, nos ajudou a relatar as maravilhas da capital amazonense!

manaus1

Antes de qualquer andança pela cidade, é por um saboroso e completo (1) café da manhã que a programação se inicia! A refeição regional típica conta com sanduíche de tucumã, um fruto local. Se já estiver com seu caderninho a postos, anote a dica: restaurante Tapiri, localizado no bairro São Jorge. É lá que a nossa guia recomenda o início do tour!

Agora, para darmos sequência no tour, Luciana nos conta que o centro histórico de Manaus e seu luxuoso teatro (construção da imagem acima) marcam quem passa pela cidade.  O cartão postal foi inaugurado em 1896, construído durante o ciclo da borracha, período próspero.  Na época, foram trazidos da Europa os melhores arquitetos, escultores e pintores para que tudo ficasse impecável. Hoje, sua estrutura recebe grandes óperas!

Falando em arte, o artesanato é outra riqueza que desponta em Manaus. “Influenciado pela cultura indígena,  os artesãos locais trabalham o artesanato em pedras, sementes e cipós da região. É um trabalho de encher os olhos e exportado para o mundo, como as biojoias.” Para conhecer estas atividades, a sugestão de programa é visitar uma das feiras locais de artesanato. A maior delas e recheada de artistas fica na (2) Av. Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus, é aberta somente aos domingos das 07h às 14h. Para completar, é interessante dar um pulo no Mercado Adolpho Lisboa, que está localizado bem próximo e foi recém reformado, outro point onde você encontra artesanatos da região e desfruta da culinária local.

manaus2

Além das belezas na cidade, quem vem a Manaus se encanta sobretudo com nosso verde e diversidades naturais. Em que cidade seria possível fazer um passeios de lancha pelos rios e ser recebido durante o passeio por uma (3) tribo indígena? É possível ir de barco bem perto da (4) ponte do Rio Negro e também curtir um (5) mergulho com os botos e interagir com preguiças e macacos. “É um passeio único, maravilhosos e indescritível!” Particularidades que só a região amazonense nos oferece.

Outra característica típica da região é o tempo úmido e quente. Os turistas sempre deve esperar por um calor intenso. É provável presenciar chuva todos os dias de sua passagem na cidade. Porém, o mau humor não tem vez e nem de longe acompanha as chuvaradas! A população manauara é receptiva, carismática e alegre.

manaus3


Ao fim de um dia repleto de belezas naturais e arte, é imperdível provar um prato típico. São memoráveis o (6) peixe tambaqui assado na brasa ou o saboroso Tacacá, um caldo amarelado com temperos e camarão que é iguaria da região.

Continua com tempo e pique para desfrutar de mais pontos turísticos? As cachoeiras são ótimas pedidas. Para fechar, Luciana completa: “Portanto, está estressado e quer ver coisa bonita… Vem para Manaus!”

A equipe agradece a participação e apita o fim da partida com vontade de curtir mais maravilhas brasileiras!

Na capa: almofada Ô de Kaza

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.