Home | Negócio Criativo | Desenvolva seu Negócio | 5 erros que levam o artesão ao fracasso

5 erros que levam o artesão ao fracasso

post

Você almeja alcançar o sucesso como artesão? Sonha em ser um profissional reconhecido e respeitado por sua habilidade e trabalho? então, assegure-se de não cometer esses 5 erros que levam o artesão ao fracasso.

Erro 01 | Falta de foco

Você já reparou numa criança, em uma loja de brinquedos ou em frente a uma mesa cheia de guloseimas e doces?

No caso da loja de brinquedos, a criança corre para um lado e para outro e não toma uma decisão. Já na mesa de guloseimas tenta pegar o máximo possível de doces e muitas vezes, acaba deixando todos cairem no chão, ficando sem nenhum.

Esse comportamento infantil, reflete a realidade de muitos artesãos que não têm foco em seus objetivos. Isso normalmente acontece quando existem muitas oportunidades  ou possibilidades.

Seneca, um escritor e intelectual do império romano disse: “Se um homem não sabe a que porto se dirigir, nenhum vento lhe será favorável”.

Realmente, quando não se tem um foco nos objetivos, quando aparecer uma nova “oportunidade” ou “tendência”, o levará a não alcançar os resultados desejados.

Erro 02 | Falta de  objetivos

Pior do que não ter foco é não ter objetivos. E quando falo de objetivos, quero dizer objetivos mensuráveis, específicos e com datas definidas.

Veja dois exemplos de objetivos:

– Quero aumentar minhas vendas de artesanato.

– Quero aumentar as minhas vendas de artesanato em 50%, para chegar  a um faturamento de R$ 1500,00 (mensurável) e fazer a reforma da minha casa (específico) em dezembro de 2014 (data definida).

Outro exemplo:

– Quero viver somente de artesanato

– Quero em 3 anos (data definida) criar um ganho de R$ 4.000,00 mensais (mensurável). O que possibilitará de fazer do artesanato, minha principal fonte de renda (específico).

Percebe a diferença? No caso 2 de cada exemplo está claro onde, quando e como quer chegar ao objetivo.

Um erro comum depois de estabelecer os objetivos é ficar preocupado e focado na distância do objetivo. Na verdade, os esforços e preocupações devem ser concentrados nos próximos passos para alcançar o resultado desejado, ou seja no que é necessário fazer AGORA para chegar onde deseja.

Toda a grande construção é feita tijolo a tijolo…Isso significa que, por maior que seja seu sonho-objetivo,  ele será uma grande caminhada que começará pelo primeiro passo e será construído passo a passo, um de cada vez.

Então, estabeleça planos e metas mensais, semanais e diárias para alcançar seu objetivo. Essas metas devem ser os passos que você dará em direção ao seu objetivo e todo o seu esforço deve ser concentrado no próximo passo.

Você deve se preocupar sempre no que fez no dia de HOJE. Você evoluiu pelo menos um passo (mesmo que seja pequeno) em direção à sua meta?

Com a velocidade em que as mudanças ocorrem, até para se manter no mesmo lugar é necessário algum movimento. Se você não se mexer, nem que seja “um centímetro” para frente, daqui a 3 ou 5 anos estará no mesmo lugar ou pior. Pense nisso…

Erro 03 | Falta de persistência

Outro dia, falei sobre foco e o campo de oportunidades em que o artesão está. O fato de termos um mercado cheio de oportunidades é ótimo, mas pode ser prejudicial se você não tiver persistência e não esperar o tempo certo para colher aquilo que você plantou. É muito comum desistir na primeira adversidade ou dificuldade.

Preste atenção:

TODOS nós temos dificuldades e adversidades, porém, os vencedores serão aqueles que persistem e superam seus desafios, e não adianta colocar a culpa no governo, no marido ou na esposa, na plataforma de loja virtual, no tempo, na escola, no pai ou na mãe, nos filhos, ou se preferir, (preencha aqui com sua desculpa preferida).

Erro 04 | Falta de sacrifícios

O significado figurado da palavra sacrificio é “renúncia voluntária ou forçada de algo que se possui”.

Para alcançar seus objetivos é necessário fazer sacrifícios, isso significa, renunciar algumas horas de sono para se dedicar a um curso ou aula que irá aprimorar o conhecimento, deixar de ir à festa da amiga pois, precisa entregar a encomenda dentro do prazo e assim por diante.

O que precisamos entender é que tanto o sucesso como o fracasso exigem sacrifícios…a diferença é que o sucesso cobra o sacríficio antecipadamente, já o fracasso irá cobrar depois, mas com juros altíssimos.

Ou seja , o artesão bem sucedido se sacrifica agora para aproveitar depois. O fracassado não se esforça agora e se sacrifica depois (com juros).

Erro 05 | Se comparar com outros artesãos

Não cometa o erro de se comparar com outro artesão, seja concorrente ou não. Você não conhece todas as variáveis para poder comparar e normalmente comparamos o nosso “bastidor” com o “palco” do outro. Lembre-se: você está vendo somente o palco, você não conhece os bastidores.

A comparação correta que você deve fazer é com você mesmo no passado…a grande batalha é contra você mesmo. Com relação a ontem, quanto você evoluiu?

E para você, o que  leva o artesão a fracassar como profissional? Deixe sua opinião! ;)

 

;)

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.