Home | Casa | É pop: pratos decorativos na parede

É pop: pratos decorativos na parede

prato-anatuyama

Servidos com bolo de fubá fumegando sobre uma mesa com toalha bordada, ou quem sabe, em um belo jantar caseiro preparado com todo carinho, ou ainda, simplesmente ali, colocados com todo cuidado e delicadeza na parede da copa. Casa da vovó? Definitivamente, não!

Os pratos decorativos na parede – tradição dos tempos de nossos avós – voltaram com força na decoração das casas mais modernas e descoladas. A releitura desse velho jeito de decorar ganhou flores, caveirinhas, bichos e lindas frases de amor.

Tradição vitoriana

A prática de colecionar pratos-souvenir e expô-los foi popularizada no início do século 19, por Patrick Palmer Thomas, duque inglês. Os vitorianos se encantaram com a bela coleção de Thomas e o hobby  virou objeto de desejo de todos na época.

 pratodecor

Combinar e descombinar pratos de diferentes tamanhos, cores e propostas, dá um charme a qualquer parede branca e aparentemente sem graça. Harmonizar as cores e a disposição dos pratos também confere destaque ao ambiente, seja na sala, cozinha ou na copa.

prato-colacorelinha2
Pratos decorativos, Colacorelinha

Gostou da ideia? Veja as dicas que separamos para você começar uma coleção de pratos!

– Misture pratos vintage com louças mais descoladas. O efeito é incrível!

prato-dica

– Antes de fixá-los na parede, faça um teste da composição dos pratos no chão. Depois marque a parede com um pedacinho de fita ou um risquinho para delimitar a posição dos pratos.

– Aproveite as viagens para garimpar pratos decorativos. É tão bacana montar uma parede com um prato de cada lugar visitado! Amigos e familiares viajantes podem contribuir com a coleção também, não é mesmo? =D

– Sua louça está incompleta? Não se desfaça dela. Arrisque-se em pintar alguns pratinhos para decorar a casa <3

Confira uma seleção de pratos decorativos que você encontra no Elo7:

pratos-pbld

Pratos: Colacorelinha, Atelier Santa BarbaraDébora Costa

E aí, se animou para começar sua coleção? Já tem alguns pratos em sua parede? Conte para nós aqui nos comentários. =D

Imagem de abertura: parede de pratos da Ana Tuyama

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.