Home | Faça você mesmo | Transforme a janela velha em uma linda floreira

Transforme a janela velha em uma linda floreira

17

Que amamos reaproveitar e transformar itens do nosso dia a dia que seriam descartados, isso não há dúvidas. Recentemente tivemos um post sobre reaproveitamento de madeira com ideias bacanas para paletes, caixotes e folhas de janela. E não é que a ideia virou um passo a passo fácil e rápido de fazer? A floreira feita com folha de janela reaproveitada também pode ser utilizada como revisteiro. Ela faz um efeito lindo no jardim ou na varanda de casa. Gostou da ideia? Vem ver como faz!

2

Você vai precisar de:

– 1 folha de janela (veneziana), preferencialmente em madeira
– Lixa para madeira (nº 180)
– Alicate
– Alicate de corte
– Fio de arame
– 2 ganchos do tipo pitão
– Tinta para artesanato
– Pincel

Preparo da floreira

A execução é bem simples. A parte mais demorada é  lixar a peça. Se a veneziana que você utilizar tiver com tinta, veja se é possível lixar e deixá-la com aspecto de pátina, o efeito fica lindo. Caso contrário, dê uma lixada geral na peça para tirar farpas ou o verniz antigo.

4

Se preferir, após lixar pinte com spray. O acabamento ficará melhor.

Na peça que utilizamos, aproveitamos as roldanas da própria janela para prender o arame. Caso a sua veneziana não tenha roldanas, fixe os ganchos pitões na peça (com ajuda de uma furadeira, faça primeiramente o furo para depois encaixar o pitão).

Meça sua janela e corte um pedaço de arame com 10cm de sobra (5cm para cada lado).

5

Com ajuda do alicate, fixe o arame, torcendo-o em volta dos pitões. Aqui, demos duas voltas embaixo da roldana e torcemos a ponta para não escapar.

floreira-janela

A floreira já está quase pronta! Para dar um acabamento bonito, decore com tinta para artesanato. Pinte algumas flores, frases ou o que mais sua imaginação permitir!

floreira-janela1

Agora é hora de fixá-la à parede. Para isso, utilize um prego grosso ou de preferência coloque um parafuso com bucha na parede, assim não haverá o risco da floreira cair.

floreira-janela2

A peça é versátil, serve tanto como revisteiro, quanto como floreira. Se você tiver cachepôs, faça um gancho em formato de ‘S’ para fixá-los na veneziana.

 floreira-janela3

A gatinha Pizza já é conhecida por participar dos PAP’s do Elo7, agora a Muli-Muli também validou o nosso “faça você mesmo”!

Encontre alguns materiais para seu passo a passo no Elo7.

Vasos: A Decoradeira

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.