Home | Casa | Dicas de organização para espaços pequenos

Dicas de organização para espaços pequenos

Penderie

Hoje é a estreia da nossa nova colunista para assuntos de organização, a personal organizer Irene Loureiro da Benfatto Organiza. E seu 1º post é perfeito para quem mora em apê ou tem pequenos espaços em casa. Confira!

Não é só o tempo que anda escasso ultimamente, é bastante comum ver as pessoas reclamando de falta de espaço em suas casas, afinal, os imóveis estão cada vez menores exigindo uma boa dose de criatividade e organização.

Parece clichê, mas, em se tratando de espaços pequenos não tem jeito, você vai ter que desapegar, caso contrário, vai comprometer a locomoção entre os ambientes e a visualização daquilo que é importante pra você no dia a dia.

Para organizar espaços pequenos é importante estabelecer o que tem frequência de uso – isso vai ajudá-lo a decidir o que será importante manter e te dar certeza sobre o que descartar separando o que é doação, lixo ou conserto.

Em cada ambiente você pode usar práticas de organização que otimizam espaço e também produtos organizadores curinga. Aqui vão algumas dicas para quartos que costumam ser os menores ambientes, mas que precisam acomodar a maior quantidade de itens.

O que é regra geral: Em espaços pequenos tudo o que está nele deve ter uma dupla função, por exemplo sofá-cama, mesa com gaveta lateral, pufe com tampa etc. Qualquer espaço de parede pode ser a solução se instaladas prateleiras ou ganchos.

Para guarda-roupas pequeno.

Aproveite o espaço embaixo do cabideiro usando Packs de TNT ou caixas organizadoras com visor para guardar roupa de dormir, caixas em pet cristal para os sutiãs de bojo que ocupam muito espaço nas gavetas.

organização-entremujeres

Meu guarda-roupa não tem gaveta.

Aqui os Packs de TNT e caixas com visor fazem a função da gaveta, você consegue categorizar as roupas sem fazer pilhas desorganizadas embaixo do cabideiro. O visor transparente ajuda a identificação com a colocação de etiquetas.

Tenho muitas Bijus e adoroooo!!

Móveis compactos organizam bem as bijuterias ocupando pouquíssimo espaço de quartos pequenos.  Fôrminha de gelo pode acomodar anéis, as caixas de madeira pulseiras mais pesadas, no cabideiro dá para incluir também um porta-bijuterias e os nécessaires com a maquiagem do dia a dia.

organização-bijuterias e acessorios

Não tenho sapateira. O que faço com os sapatos em um quarto minúsculo?

Depois do desapego que será inevitável, aproveite os espaços embaixo do cabideiro longo e use múltiplas soluções. As rasteiras podem ficar na posição vertical dentro de sacos de TNT para sapatos (ou até em cabides improvisados para elas!). Vale forrar uma caixa alta com tecido bacana e acomodar os sapatos de forma a economizar espaço.

organização-de-sapatos

Caixas transparentes para botas de cano alto e sapatos também são ótimas opções, pois podem ser empilhadas, facilitando assim a visualização na hora de escolher o que precisa sem fazer bagunça. As sapateiras de chão são também ótima pedida para a falta de espaço e podem ficar embaixo da cama.

Você tem algum truque para organizar o guarda-roupa, sapatos e bijuterias? Vamos continuar nosso papo organizado nos comentários!

Imagens: Entremujeres, 730 moments, Pinterest, The project lady blog, Pennies & Blessings, My life in the curvy lane, Epbot

Personal Organizer, palestrante e sócia proprietária da Benfatto Organiza, empresa especializada em consultoria e organização de residências, cursos para Personal Organizer e treinamento de empregadas domésticas. Acha que organização é pra tornar a vida mais leve e trazer bem-estar, mas, sem exageros.

Veja mais posts deste autor.