Home | Faça você mesmo | Lousa com cara nova: reinvente a brincadeira

Lousa com cara nova: reinvente a brincadeira

pap-lousa

Criança adora desenhar e nós adoramos acompanhar esse desenvolvimento, não é mesmo? E uma grande aliada dessa brincadeira é a lousa e o giz! Se a lousinha do filhote está por aí dando sopa, que tal dar uma renovada? Nossa proposta é fazer um bolsão para guardar o giz e o apagador – nada de deixar bagunça espalhada por aí! Claro que dá para adaptar a ideia para outros cantos da casa, como a cozinha (uma lousa para o menu do dia é bacana!) ou para os amigos deixarem recados. Vamos ao passo a passo então?

1

Você vai precisar de:

1 lousa (item que você encontrará facilmente em papelarias ou lojas de preço único)
Tinta lousa na cor preta
Fita crepe
Pincel
Grampeador de tapeceiro
Retalho de tecido
Tesoura

Preparo

Como a lousa costuma vir com algum impresso (a nossa, além de antiga tinha o abecedário), é bacana deixá-la lisa para garantir mais espaço para os desenhos e brincadeiras. Forre as bordas com fita crepe para evitar respingos. Pinte com tinta lousa (ou tinta de artesanato preta, do tipo acrílica). Aguarde secar e, se for necessário, passe mais uma demão de tinta.

pap-lousa-1

Meça o retalho de tecido e deixe em uma altura de até 10cm para que haja espaço suficiente para o giz e o apagador. Vire a lousa e comece a grampear pelas laterais, assim o tecido não ficará “dançando”. Grampeie sempre na moldura da lousa, nunca na parte de escrever (pois costuma ser uma madeira muito fina) com uma distância de aproximadamente 4cm de um grampo para outro. Vá esticando o tecido conforme grampeia, para o bolsão ficar certinho. Deixe para aparar o excesso de tecido por último.

pap-lousa-3

Uma boa ideia é utilizar alguns retalhos de tecido para cobrir a moldura de madeira da lousa – para isso, utilize cola quente.

Não tem o grampeador de tapeceiro? Que tal usar tachinhas (os famosos percevejos) no lugar? Se precisar de ajuda, umas marteladas podem resolver o problema!

lousa-pap

Lousa pronta – hora da brincadeira começar!

Aqui nesse post  falamos sobre inspiração para fazer lousa com tinta de parede. Você pode criar um ambiente bacana para a criançada se divertir nas férias. bora criar?

No Elo7 você encontra uma lista de tecidos para criar sua lousa! ;)

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.