Home | Bebê e Infantil | Bebê começou a andar: como adaptar a casa

Bebê começou a andar: como adaptar a casa

Seu bebê começou a andar? Então é a hora de adaptar a casa para que o ambiente fique propício ao pequeno explorador!

Agora que o bebê está dando seus primeiros passinhos, ele vai querer explorar cada canto do seu lar. E mantê-lo seguro é fundamental para o bom desenvolvimento da criança, já que dessa forma ela terá autonomia e confiança para encarar os desafios típicos dessa fase.

Thinkstock

+ Método BLW de introdução alimentar, já ouviu falar?

+ Dicas de atividades criativas para fazer com as crianças

Bebê começou a andar: dicas para adaptar a casa

Todas as áreas comuns da casa ou apartamento merecem atenção especial para criar um ambiente seguro para o bebê que começou a andar. Se a casa tiver escadas, veja a possibilidade de instalar portões ou grades móveis na parte de cima e debaixo. Além disso, sempre que possível, ensine a criança a subir apoiando no corrimão ou descer sentada.

Para as janelas, é imprescindível a instalação de rede de proteção. Evite deixar mobiliário perto das janelas, para não criar pontos de escalada. Então, nada de cadeiras, bancos, poltronas, sofás e outros móveis que a criança possa subir e ir para a janela.

+ Protetores de quina criativos e feitos à mão, aqui tem

+ Protetores de berço, encontre no Elo7

No banheiro evite deixar a tampa do vaso sanitário aberta, já que a criança pode por as mãos ou pior, tentar entrar e beber água. Há hoje no mercado travas específicas para vaso sanitário, armários, gavetas…

E por falar em armários e gavetas, uma das primeiras coisas a se fazer é retirar tudo o que for perigoso do alcance da criança. Não deixe em armários e gavetas baixas produtos de limpeza, sabonetes, xampus, enfim, nada que possa representar algum risco ao ser manuseado ou engolido.

Imagem

Adapte também quinas, tomadas e a cozinha

Outras providências que os pais devem tomar assim que o bebê começar a andar é verificar tomadas. Se ainda está o modelo antigo, troque pelo novo que é mais seguro e mesmo assim deixe-as com os protetores.

Se o bebê começou a andar, é hora também de cuidar das quinas de escadas e alguns móveis. Uma boa solução é colocar um protetor emborrachado disponível nos home centers e supermercados ou ainda criar você mesmo uma proteção de quina com EVA, por exemplo. O material é macio e garante proteção extra aos bebês.

E mais um cuidado que deve ser tomado com bebês que estão começando a andar: nunca deixe-os sozinhos em uma cozinha, principalmente se o fogão ou forno estiverem em uso. Além disso, vale providenciar um ímã para fixar as facas e deixá-las longe do alcance dos pequenos.

Ufa! Não é fácil, mas se você começar a adaptar a casa antes mesmo dos primeiros passinhos, fica mais tranquilo o processo de modificação de hábitos e lugares!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.