Home | Bebê e Infantil | Brincadeiras para cada fase do bebê

Brincadeiras para cada fase do bebê

Não tem nada mais gostoso que acompanhar o desenvolvimento do bebê nos primeiros meses de vida. O firmar do olhar, o pescoço durinho, engatinhar… Todos esses marcos são tão importantes e enchem o coração dos pais de alegria! E para complementar esses marcos tão importantes, é necessário adaptar as brincadeiras para cada fase do bebê. Quer saber como estimular o desenvolvimento também no brincar? A gente compartilha aqui algumas dicas de brincadeiras ideais para cada fase do bebê! Confira.

Imagem

Tuuudo para seu baby aqui!

Brincadeiras para cada fase do bebê

Primeiros 3 meses

O recém-nascido ainda não tem o domínio dos movimentos de seu corpinho. Além disso, a visão também não é das melhores: eles enxergam bem de pertinho (de 20 a 30cm de distância). A interação pode ficar por conta das conversas, já que a audição é bem desenvolvida já no início da vida.

No final do primeiro trimestre de vida, os bebês já conseguem sustentar a cabeça e controlar o tronco, conseguindo assim acompanhar com os olhos objetos e interagir com os pais.

Do quarto ao sexto mês

A partir desse período, o desenvolvimento é de vento em popa! Eles começam a explorar o próprio corpo, percebem mãos, pés, rostinho… Já pegam brinquedinhos leves e os soltam. Os sorrisos e choros já são voluntários e eles conseguem demonstrar emoções por meio das expressões faciais. Também começam a balbuciar. Interaja com o bebê com móbiles, bichinhos, bolas de tecido, brinquedinhos com sons e claro, os mordedores! Lembre-se, sempre pense no que oferecer ao bebê, pois pode ir parar na boca! Então é importante higienizar os objetos.

Imagem

Dos seis meses ao primeiro aninho

O segundo semestre de vida é cheio de novidades para os pais e para o bebê. Viradas de bruços, engatinhar, se arrastar e ensaiar levantar são movimentos que os bebês desenvolvem do sexto ao nono mês. A coordenação motora começa a ficar mais afinada, então passar objetos de uma mão para outra já não é mais um enorme desafio. Além disso, alguns bebês já conseguem vocalizar algumas palavrinhas, como “mamã”, “papá” e “aba”. Que fase gostosa! <3

Os brinquedos de encaixe são boas opções para esse período, além de argolas, objetos com barulhos, telefones (já ensaie aquele alô, to te ligando pra saber como você está!) e brinquedinhos para o banho. Os brinquedos montessorianos, de madeira ou com superfícies espelhadas também são ótimas opções.

Bambolê sensorial: faça para o seu bebê

Quadro sensorial para bebê: passo a passo

Busy board estimula os sentidos dos bebês com cores e texturas.

Curtiu conhecer as melhores opções de brincadeiras para cada fase do bebê? E por aí, qual fase estão? Conta pra gente nos comentários!

Veja também:

Como armazenar e congelar papinhas de bebê

Bebê começou a andar: como adaptar a casa

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.