Home | Bebê e Infantil | Brinquedos sensoriais e pedagógicos: ideias para fazer em casa

Brinquedos sensoriais e pedagógicos: ideias para fazer em casa

Os brinquedos sensoriais e pedagógicos são fundamentais no desenvolvimento dos bebês e crianças. Eles estimulam a coordenação motora fina, além de ser motores para a criatividade e imaginação. Então, que tal conhecer algumas opções de brinquedos sensoriais e pedagógicos para os pequenos? Alguns deles você mesmo pode fazer em casa! Confira algumas ideias que separamos nesse post.

Veja como fazer um bambolê sensorial para os bebês!

+ Encontre no Elo7 brinquedos educativos criativos e feitos à mão

+ Tudo para bebês e crianças você encontra aqui

Brinquedos sensoriais e pedagógicos e sua importância

O brincar é tão importante quanto qualquer outra atividade que a criança tenha que fazer durante seu dia. E mesmo sem brinquedos caros ou cheios de recursos eletrônicos, a criança consegue se divertir com muito pouco. Aliás, o mais importante aqui é que o brinquedo ofertado à ela seja compatível com sua idade, seja ele uma pazinha de areia de praia ou um brinquedo cheio de luzes e sons.

A percepção, inteligência, criatividade e imaginação são beneficiados ao brincar. Assim, a criança aumenta sua capacidade de compreensão.

Nesse sentido, é importante estimular a brincadeira desde bebê. Nessa fase, os brinquedos sensoriais são importantes e apresentam ao bebê texturas, temperatura, cores e formatos.

O painel sensorial acima é simples de fazer e uma ótima forma de apresentar ao bebê esse mix de cores e texturas que mencionamos acima. Fazê-lo é simples, bastam alguns brinquedos, materiais diversos garimpados em casa e um painel. O passo a passo você confere nesse post.

Painel sensorial

+ Já ouviu falar em quiet book? Conheça o livro sensorial para bebês!

Os brinquedos pedagógicos também são ótimas opções para que as crianças aprendam com os erros e acertos. Os blocos de empilhar ou de montar além de entreterem, favorecem o aprendizado e estimulam a criatividade.

Nesse post ensinamos a fazer os blocos de empilhar com restos de madeira e tinta colorida. Confira como fazer.

E as estórias também são estimulantes da imaginação e criatividade! Que tal fazer em casa mesmo um teatrinho de fantoches para que as crianças criem suas próprias histórias?

Os dedoches também são motores para as mais variadas estórias acontecerem. E o melhor, dá para encontrar prontos e com personagens diversos ou ainda, você mesmo pode fazê-los em casa. Que tal? Nesse post disponibilizamos o passo a passo e os moldes para baixar gratuitamente.

Agora que você já tem algumas ideias de brinquedos sensoriais e pedagógicos, nos conte: qual a brincadeira preferida das crianças por aí? Já criou brinquedos sensoriais ou pedagógicos para os pequenos? Compartilhe nos comentários suas ideias e sugestões!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.