Os brinquedos sensoriais são uma ótima forma de apresentar aos bebês um mundo de possibilidades, texturas, cores e formas. E para fazer isso, não é preciso nem investir muito dinheiro em brinquedos caros ou cheios de recursos tecnológicos. A proposta do post é apresentar ideias de faça você mesmo para estimular o aprendizado dos bebês com criatividade e gastando bem pouco. Confira!
+ Veja como fazer tinta para bebês
+ Inspire-se com ideias para ter momentos criativos com as crianças
Brinquedos sensoriais para seu bebê
Um dos brinquedos sensoriais mais fáceis de fazer você mesmo em casa é o pote da calma montessoriano, ou também conhecido como calming jar. A proposta é encantar os pequenos com um pote com líquido colorido e glitter, supersimples, não é mesmo? O agitar do pote faz com que o glitter se movimente e é justamente isso que encanta às crianças.
+ Faça você mesmo o pote da calma inspirado no método de Maria Montessori
Outro brinquedo que estimula os sentidos do bebê e é encantador é o livro sensorial, conhecido também como quiet book. Feito geralmente em tecido macio, como o feltro, o livro é repleto de materiais e atividades para entreter as crianças. Para as mamães ou papais prendados, esse é um ótimo projeto de faça você mesmo para criar com as crianças. Utilize botões, velcro, EVA, fitas, tecidos com texturas diferentes… Use a imaginação para criar o livro sensorial para o seu filhote! Lembre-se apenas de caprichar na fixação das peças para não soltar com facilidade, principalmente botões.
+ Descubra mais sobre o livro sensorial
+ Encontre livros sensoriais criativos e feitos à mão
Outra ideia muito simples para uma atividade sensorial é criar um painel com objetos cotidianos, como sapatinhos, chaves, livros, controle remoto, potes plásticos… Fixe tudo com velcro ou cola mesmo em um painel de madeira e deixe na altura do bebê. A curiosidade fará com que ele descubra cores, formas e texturas diferentes. O projeto é bem simples e deixará os pequenos entretidos por bons momentos!
+ Brinquedos para bebês, confira
E você, já criou brinquedos sensoriais para o seu filho ou filha? Compartilhe suas ideias aqui nos comentários!
Imagens externas: Pinterest