Home | Bebê e Infantil | Como lidar com o estresse das crianças na pandemia: veja dicas

Como lidar com o estresse das crianças na pandemia: veja dicas

À medida que a pandemia continua, grande parte das crianças continuam em casa, longe da escola e do convívio com os coleguinhas. Esse período também reflete no comportamento delas, e muitos pais já perceberam como seus filhos andam mais ansiosos e estressados. Por mais que seja uma situação atípica e até mesmo para nós adultos, algo difícil de lidar, ainda assim há formas para tentar amenizar esse período de incertezas para os pequenos e fazer com que eles se sintam melhor.

Crianças estressadas ou angustiadas podem voltar a ter comportamentos de sua primeira infância. Além disso, mau humor, raiva e insegurança também são situações que os pais podem evidenciar nesse período de isolamento social com as crianças em casa.  Mas como então ajudá-los a sentir esse período da melhor forma possível? Confira essas dicas a seguir.

Encontre tuuuudo para esse período de pandemia com os filhotes em casa! De decor à kits de artes para os pequenos!

Como lidar com o estresse infantil na pandemia

Seja um modelo

O primeiro passo para que os pais possam ajudar seus filhos é olhar para dentro. Nossos filhos captam muito do nosso comportamento, inclusive o nível de estresse, por mais que muitas vezes não entendam exatamente o que está acontecendo. Tentar manter a calma obviamente não é a coisa mais simples do mundo, mas esse esforço pode ser primordial para conduzir o comportamento do restante dos moradores da casa.

Concentre-se no que está funcionando

Ao invés de dar ênfase o tempo todo em comportamentos diferentes que seu filho possa estar tendo, que tal focar no que há de bom? O reforço positivo de comportamentos é uma forma de estimular a criança a também focar no que é bom.

Veja como fazer massinha caseira, ótima atividade para entreter os pequenos

Um cantinho pra relaxar!

Que tal criar um espaço de descompressão em casa? Calma, não precisa se preocupar com algo grandioso! Mas um pequeno espaço dentro do próprio quarto da criança ou do quintal, pode já ser de grande ajuda para que ela tenha um lugar para associar ao relaxamento, seja para fazer uma leitura, jogar algo ou simplesmente tirar um cochilo. Esse cantinho pode ser personalizado com uma decoração especial, como um fio de luzes ou até uma cabaninha.

E que tal fazer uma cabaninha, que é tão típica dos quartinhos montessorianos? Aqui nesse post ensinamos o passo a passo para você mesmo criar a tenda para seus filhos!

A importância de manter os amiguinhos por perto

Mesmo que não fisicamente, manter o contato com outras crianças é de extrema importância. É fundamental que a criança perceba que, mesmo distante, ainda estamos todos conectados. Para isso, a tecnologia pode dar aquela forcinha! Seja com aplicativos como o Zoom ou Whatsapp, permita que a criança converse e até faça vídeos com os coleguinhas. Com a abertura de parques, também pode ser uma boa opção para a criança a ida a um parquinho, com todo o cuidado. Mas, mesmo que mantenha o distanciamento, ver e brincar com outras crianças fará um bem enorme à ela.

Incentive uma nova atividade

Kits de arte, pintura, bijuteria, slime ou qualquer outra atividade que a criança possa fazer do zero podem ser uma boa forma de criar uma nova válvula de escape para os pequenos.

Imagem

Converse, converse, converse.

Abrir espaço para que a criança possa expressar o que está sentindo é uma das melhores formas de estar presente na vida delas. É uma forma de dizer “estou aqui ao seu lado, conte comigo”. Proponha-se a pesquisar algo que lhe foi perguntado e que você não saiba responder. Também é importante manter uma visão esperançosa sobre o futuro. Quando falamos aqui sobre esperança, não é fingir que nada está acontecendo ou que vá ficar tudo resolvido como num passe de mágica, mas reconhecer que, mesmo em dificuldades, podemos ainda encontrar maneiras de crescer e nos fortalecer como indivíduos e como família.

Kit artesanal infantil: veja ideias para montar um

Viu que não é tarefa fácil lidar com o estresse infantil na pandemia, não é? Mas é possível amenizar esse período para eles! E você, tem alguma dica para lidar com esse período? Conta pra gente aqui nos comentários e vamos enriquecer esse conteúdo!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.