Home | Bebê e Infantil | Como preparar o irmão mais velho para a chegada do bebê

Como preparar o irmão mais velho para a chegada do bebê

A chegada de um bebê gerará um grande impacto na vida do irmão ou irmã mais velho(a). E estar preparo para poder preparar a criança é fundamental! Veja essas dicas de como preparar o irmão mais velho para a chegada do bebê!

Como preparar o irmão mais velho para a chegada do bebê
Como preparar o irmão mais velho para a chegada do bebê: com muita conversa e alguma paciência, tudo se ajeita!

Como preparar o irmão mais velho para a chegada do bebê

Converse sempre com o mais velho sobre a chegada do recém-nascido. Inclua-o nos preparativos da chegada, desde a escolha das roupinhas até a organização do quarto (principalmente se for quarto dividido!). É importante também explicar ao irmão que a princípio, o bebê não será um companheirão! A fase de choro virá, mas também passará. E nesse primeiro momento, o bebê basicamente vai mamar e dormir! Então é importante que o irmãozinho não estranhe esse momento.

Inclua o mais velho em todo o processo, inclusive no preparo do quartinho (principalmente se for quarto compartilhado!).

Se o seu filho será realocado para outro quarto, ou se ele ainda usa berço que será ocupado pelo bebê, lembre-se de fazer tudo isso antes do baby nascer. Se for necessário realizar o desfralde, é bacana também fazer isso antes da chegada do bebezinho ou ainda adiar esse processo por alguns meses até que o mais novo esteja “espertinho”.

Apresentando o irmãozinho ao irmãozão!

Reserve um tempo para que o irmão mais velho esteja no quarto da maternidade em uma hora tranquila. Dê muito carinho a ele e faça a apresentação do bebezinho. Deixe que ele pegue no colo (obviamente com aquele respaldo do papai ou da mamãe!). É importante que a criança se sinta parte integrante da família nesse momento. Vale também dar algum presente que simbolize essa chegada, como uma camiseta “promovido a irmão mais velho”.

Camiseta para o irmão mais velho. Encontre aqui.

Em casa, é bacana incluir o mais velho na rotina de cuidados do mais novo. Peça ajuda para pegar os materiais de higiene, roupinha para o banho.

Outro ponto importantíssimo: mesmo com todo preparo, a criança pode sim estranhar e ficar enciumada, o que pode gerar comportamentos que indiquem até uma regressão na idade! Mas lembre-se, isso passa e é importante ter toda paciência do mundo para não repreender e “culpar” a criança. Tudo é novidade. Para todos! E claro, tudo é uma questão de tempo e adaptação.

E vocês, papais e mamães, têm alguma dica valiosa de como preparar o irmão mais velho para a chegada do bebê? Conta pra gente aqui nos comentários!

Veja também:

Enxoval ecológico: dicas para montar um pro seu bebê!

Chá de bebê estilo boho: veja inspirações

Quarto de bebês gêmeos: inspire-se

Imagens: Pinterest, lojista do Elo7

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.