Se você já está se perguntando como se preparar para a chegada do bebê, é porque possivelmente tem uma pessoinha aí já a caminho ou pronta para ser encomendada! E para os papais e mamães de primeira viagem as dúvidas são muitas mesmo. A chegada de um bebê é algo transformador. Nenhum dia será o mesmo, e nada nada será como antes! Confira algumas dicas para se preparar para esse momento tão especial!

Como se preparar para a chegada do bebê
Inclua o papai em tudo!
Homens e mulheres se sentem “grávidos” de maneiras bem diferentes. E para o homem, esse momento pode ser até um pouco abstrato. Daí a importância de incluí-lo em cada preparativo para a chegada do bebê. Desde a compra do enxoval até a escolha da maternidade, o pai deve participar das decisões. Não o exclua dessa!

Preparando o quartinho do bebê
Repensar aquele quarto que antes era o closet ou até mesmo ter que adaptar o quarto do casal para a chegada de mais um naquele ambiente é uma das tarefas mais gostosas durante a gestação! Independente do orçamento da família, pesquisem bastante. Crie pastinhas de referências no Pinterest, coleções de produtos criativos no Elo7 e vá sonhando com esse ambiente desde já.

Atente-se ao prazo de entrega de itens do quarto, como cômoda, guarda-roupa, berço. Algumas lojas pedem até 2 meses para realizar produção e entrega. Não deixe tudo para última hora. Além disso, é mais interessante diluir esses gastos no decorrer dos nove meses de gestação.

Se o quarto precisar sofrer qualquer tipo de reforma, como alguma adaptação ou pintura, faça isso com pelo menos 2 meses de antecedência. Imprevistos acontecem e, mesmo as tintas inodoras, ainda deixarão aquele resquício de cheiro de novidade!
Preparando a casa (e o cachorro, gatinho)
Prepare também o restante da casa para receber itens do seu filhote. Banheira no banheiro, moisés ou carrinho na sala… Tudo deverá ser adaptado para a chegada do novo membro da família.
Nesse meio tempo, quem tem bichinhos de estimação já pode também começar a prepará-los para a chegada do baby. Por mais difícil que seja, tente não “abandonar” seu pet. Continue dando atenção, levando para passear e fazendo o possível para que ele não se sinta excluído da família.
Claro que há muito mais dicas para se preparar para a chegada do bebê, como por exemplo:
- Lavar todas as roupinhas ao chegar na reta final da gravidez
- Comprar um bebê conforto para instalar no carro (lembre-se, sem ele vocês não poderão deixar a maternidade)
- Preparar algum estoque de fraldas, pomadas e itens de higiene (alô, chá de bebê!)
Mas o mais importante é que a família se prepare para a chegada do filho. A vida mudará, as noites não serão mais de sono ininterrupto (pelo menos nos 3 primeiros meses), as mamadas podem trazer algum desconforto. Mas tudo será uma questão de adaptação – tanto do bebê, quanto dos pais. E acredite, não é nada fácil, mas é uma delícia ver um serzinho desses crescer!
E por aí, tem dica boa de como se preparar para a chegada do bebê? Compartilhe com outros papais e mamães aqui nos comentários!
Veja também:
- Checklist para maternidade: baixe grátis e não esqueça nada!
- Decoração de quarto de bebê moderna
- Tendências de nomes de bebês 2018: descubra
Imagens: lojas do Elo7, Pinterest