Home | Bebê e Infantil | Criança e artesanato: desenvolvendo as habilidades

Criança e artesanato: desenvolvendo as habilidades

Criança e artesanato é o assunto de hoje! Como desenvolver habilidades no pequeno desde os primeiros anos de vida? Você acha que artesanato é apenas coisa de gente grande? Que nada! Os trabalhos manuais não só desenvolvem a coordenação motora, como também ajudam no desempenho escolar. Isso acontece porque o artesanato aprimora a concentração, disciplina e a criatividade. Além disso, a atividade, além de relaxante e divertida, ajuda na socialização da turma e no ensino do trabalho em equipe. Afinal, não tem nada mais gostoso do que fazer arte em grupo!

Criança e artesanato: primeiras habilidades são importantes

Criança e artesanato primeiras habilidades

Me chamo Marcia Seixas e por mais de 10 anos fui Conselheira Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente no estado de Roraima, me dedicando, entre outras áreas, à análise e aprovação de projetos voltados à infância e juventude. De todos eles, os que mais surtiram efeitos e mais sucessos, foram aqueles que trouxeram como proposta, atividades lúdicas e trabalhos manuais, aliados ao desenvolvimento de novos hábitos e atitudes sociais.

Desenvolvimento da imaginação

Até que a coordenação motora fina esteja totalmente desenvolvida, a criança pula, corre, dança, brinca, manipula a massinha e rabisca. Mas quando aprende a manusear o lápis e depois a tesoura, já pode começar a fazer trabalhos bem legais como pinturas em diferentes técnicas feitas à mão, como o papel machê (aquela massa de modelar feita com jornal, água e cola) e o mosaico de papel (onde a criança recorta revistas em quadradinhos e cola formando novos desenhos ou texturas). Rola até confeccionar os famosos jogos de mesa (dama, jogo da velha, etc). Ah…. que saudade das aulas de artes na escola. Era muita criatividade! Será que elas ainda existem hoje em dia?

Criança e artesanato 2

Criança e artesanato: novas habilidades

À medida em que a garotada cresce, novas habilidades abrem portas a novos desafios. É hora de aprender técnicas mais arrojadas e se concentrar em atividades mais detalhistas. É a fase em que o adolescente se despede dos desenhos e parte para a confecção de objetos mais reais.

Nesta faze eles já dominam os pincéis e devem aprender também os cuidados com algumas substâncias tóxicas e mais perigosas (principalmente a cola de sapateiro). As garotas ainda não conseguem manusear uma máquina de costura, mas absorvem muito bem as técnicas do ponto cruz e do patch aplique. Já os garotos podem se dedicar à confecção de robôs, carrinhos estilizados e objetos feitos com todo tipo de sucata (atividade que também vai ensiná-los a reciclar e reutilizar produtos).

Deixe as criatividades dos pequenos serem desenvolvidas com atividades feitas à mão.

Quer mais dicas sobre criança e artesanato? Acompanhe os próximos posts! Enquanto ele ainda não vem, que tal você ver tudo o que já rolou no blog na nossa categoria kids?

banner rede colaborativa

Imagem: fun a day e Abril

Sobre Elo7

Somos um time que é apaixonado por tudo que é criativo e feito à mão. Aqui no blog, trazemos dicas diárias para inspirar e ajudar no seu negócio criativo! Também organizamos oficinas e encontros em todo o Brasil. Conheça o Elo7!

Veja mais posts deste autor.