Home | Bebê e Infantil | Culinária infantil: dicas e receitas saborosas

Culinária infantil: dicas e receitas saborosas

Nada mais delicioso do que um programa em família, curtindo os pequenos. E não necessariamente precisa ser uma atividade fora de casa. Já pensou em estimular a culinária infantil por aí? Além de ser uma atividade prazerosa, renderá bons momentos e receitinhas deliciosas! Acompanhe o post e veja ideias para aplicar por aí!

culinária infantil ideias
Kits mini chef da loja Kiki for Kids

Culinária infantil, por onde começar?

Se o seu filho ou filha já tem idade o suficiente para acompanhá-la na cozinha, comece a estimular nele(a) a vontade de ajudar com os afazeres, como preparar legumes, lavar a salada ou até escolher o feijão. Sempre com supervisão. Esse tipo de atividade quando frequente estimula a cooperação, fortalece os vínculos familiares e também os hábitos saudáveis.

Um jeito bacana também de fazer com que seu filho seja parte da “equipe” dos chefs da casa é preparar um kit para a criança, contendo avental, touca (no Elo7 tem kits mini chef!) e até mesmo alguns utensílios, como espátula de silicone, cortadores de biscoitos… A ideia é que o filhote vista a camisa (ou melhor, o avental) e ponha as mãos na massa!

Outra ideia é fazer com que a criança sinta-se parte integrante do planejamento do cardápio. Levar à feira e ensinar a escolher os hortifrútis é uma tarefa que pode fazer parte da rotina da família, além de ser uma ótima forma para apresentar novos sabores, aromas, texturas… Uma delícia!

culinária infantil receitas
Bolinhos assados de brócolis, cookies e danoninho saudável: boas opções para fazer com as crianças

Dicas de receitas para fazer com as crianças

Agora que você já sabe por onde começar, que tal supervisionar o preparo de algumas refeições feitas pelas próprias crianças?

Aqui no Blog fizemos uma oficina de cookies com os pequenos (que pode ter sua versão mais saudável incluindo farinha de aveia e passas) e também ensinamos a preparar o danoninho saudável (essa receita também pode ser feita com ajuda dos pais).

Veja aqui a lista de preparações que já passaram no blog e adapte as receitas para fazer com as crianças. Aproveite para conferir também itens para culinária infantil feitos pela nossa comunidade criativa!

 

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.