Home | Bebê e Infantil | É pop: O universo dos amigurumis

É pop: O universo dos amigurumis

amigurumi3

Amigurumi é a derivação de dois termos em japonês: ami, que significa feito de crochê ou tricô e  nuigurumi, que designa  boneco com enchimento. As palavras juntas dão origem ao nome da técnica oriental que é sucesso no Japão desde os anos 80 e hoje, popular entre artesãs com prática com linhas e agulhas no mundo todo.

Em seu país de origem, a ideia de crochetar bonecos com cabeças arredondadas, olhos em destaque e membros pequenos começou com a famosa gatinha Hello Kitty. Por anos, as meninas japonesas usaram a gatinha como tema para criar seus bonecos de linha. E então, quando a técnica se tornou conhecida, outros personagens pegaram carona. Sempre com formatos similares e  com os membros em proporções divertidas.

amigurumi1

Aqui no Brasil, os amigurumis ganharam versões bastante criativas. Não são mais apenas personagens com a cabeça avantajada que fazem sucesso em crochê, mas também as variações compridas como o gatinho acima, os cactus em vaso em vasos e até monstrinhos. A criação com agulhas normalmente de 4mm e lãs coloridas ganhou ares de toy art, conquistando adultos que curtem decorar a casa com peças diferentes e colecionáveis. Não é raro vermos também personagens de filmes de ficção ganharem criativas versões em lã!

amigurumi2

Os amigurumis vêm ganhando cada vez mais adeptos pois a base de tudo é o crochê, uma técnica relativamente simples e democrática. Hoje  possível aprender a fazer os pontos básicos de crochê através de sites na web e começar a dar os primeiros passos nesta divertida arte.

Quer se encantar com mais modelos? Nossa comunidade criativa vive inventando personagens surpreendentes!

Vale clicar aqui e passear pelas criações.

Imagens: Loja Icedeb, Loja Koki, Loja Prituca,  blog da MC, Two Bee,

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.