Home | Bebê e Infantil | É pop: boneca de pano Tilda

É pop: boneca de pano Tilda

boneca_tilda

Tone Finnanger é a norueguesa por trás da paixão mundial das costureiras, a boneca de pano Tilda. Foi em 1999 que a designer gráfica elaborou o desenho da boneca das pernas compridas, olhos discretos e bochechas rosadas. A partir deste primeiro molde surgiram centenas de variações que se espalharam por todos os continentes. Tilda tornou-se uma grande marca, com direito a outros personagens, livros e itens de decoração.

É Tone, a jovem designer que tinha então 25 anos quando desenvolveu a famosa boneca, que continua criando modelos, estampas e personalidades para a Tilda. Hoje, ela vive em uma ilha próxima a Oslo, com seu namorado e cachorro, onde mantêm um estúdio de criação. Quem diria que seria de lá que sairiam as referências que inspiram uma legião de artesãs?

boneca_tilda1

No Brasil, a moda espalhou-se rápido pelos ateliês. É comum até ouvirmos relatos de costureiras que começaram a criar a partir de Tildas, pelo carisma que a bonequinha desperta. São diversos modelos que podem ser aprendidos em sites e livros. A Tilda assume o papel de camponesa, professora, veterinária… E pelas mãos que os moldes passam, ganham novos detalhes e personalizações.

Em nossa comunidade de elosetters, podemos ver como o sucesso é geral! As Tildas originais, as magrinhas de pernas longas, já apresentam todas as variações de roupas e cabelos, mas os outros personagens da marca também são populares. Há gatinhos, passarinhos, anjos gorduchos. Quem aprende a técnica e macetes para criá-los, logo coloca seu toque. Até kit para decoração com a personagem norueguesa existe.

tilda2

Os detalhes são muitos e a costura não é lá para aprendizes. Porém quem costuma se render à Tilda, gosta e produz em série. Afinal, depois de se aventurar pela criação de roupinhas tão diminutas e delicadas, por que não desenvolver uma coleção delas? Os estilos de cabelo também também fizeram a personagem ainda mais pop! São inúmeros tutoriais na internet que ensinam a moldar a lã para criar cachos, cabelos afro, longas ondulações ou coques. Esse é apenas um deles. Dê um play para ver como é preciso!

tilda2.jpg3

A simpática boneca já te conquistou? Quem aí começou a costurar por conta da paixão por esta comprida?

Imagens: Swedish Love Affair, BM Design, Loja Le Poème, Loja Flor de Tule,  Loja Mimos da Helô,

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.