Home | Bebê e Infantil | É pop: boneca de pano Tilda

É pop: boneca de pano Tilda

boneca_tilda

Tone Finnanger é a norueguesa por trás da paixão mundial das costureiras, a boneca de pano Tilda. Foi em 1999 que a designer gráfica elaborou o desenho da boneca das pernas compridas, olhos discretos e bochechas rosadas. A partir deste primeiro molde surgiram centenas de variações que se espalharam por todos os continentes. Tilda tornou-se uma grande marca, com direito a outros personagens, livros e itens de decoração.

É Tone, a jovem designer que tinha então 25 anos quando desenvolveu a famosa boneca, que continua criando modelos, estampas e personalidades para a Tilda. Hoje, ela vive em uma ilha próxima a Oslo, com seu namorado e cachorro, onde mantêm um estúdio de criação. Quem diria que seria de lá que sairiam as referências que inspiram uma legião de artesãs?

boneca_tilda1

No Brasil, a moda espalhou-se rápido pelos ateliês. É comum até ouvirmos relatos de costureiras que começaram a criar a partir de Tildas, pelo carisma que a bonequinha desperta. São diversos modelos que podem ser aprendidos em sites e livros. A Tilda assume o papel de camponesa, professora, veterinária… E pelas mãos que os moldes passam, ganham novos detalhes e personalizações.

Em nossa comunidade de elosetters, podemos ver como o sucesso é geral! As Tildas originais, as magrinhas de pernas longas, já apresentam todas as variações de roupas e cabelos, mas os outros personagens da marca também são populares. Há gatinhos, passarinhos, anjos gorduchos. Quem aprende a técnica e macetes para criá-los, logo coloca seu toque. Até kit para decoração com a personagem norueguesa existe.

tilda2

Os detalhes são muitos e a costura não é lá para aprendizes. Porém quem costuma se render à Tilda, gosta e produz em série. Afinal, depois de se aventurar pela criação de roupinhas tão diminutas e delicadas, por que não desenvolver uma coleção delas? Os estilos de cabelo também também fizeram a personagem ainda mais pop! São inúmeros tutoriais na internet que ensinam a moldar a lã para criar cachos, cabelos afro, longas ondulações ou coques. Esse é apenas um deles. Dê um play para ver como é preciso!

tilda2.jpg3

A simpática boneca já te conquistou? Quem aí começou a costurar por conta da paixão por esta comprida?

Imagens: Swedish Love Affair, BM Design, Loja Le Poème, Loja Flor de Tule,  Loja Mimos da Helô,

bool(false)
Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.

15 comentários

  1. Oi Marcela
    Uau..que surpresa hoje nesse dia friozinho e abrindo o blog e vejo essa reportagem com as Tildas e ainda por cima fotos das minhas bonecas na minha lojinha. Olha, primeiramente muito obrigada a todos voces. Essas bonecas mudaram minha vida e hoje compro Tecidos legitimos da Dinamarca para fazer minhas Tildas e vender meus projetos/kits com todo material para confeccao de uma linda Tilda.Obrigada Heloisa Helena Mimos da Helo

    • Gostaria de saber se encontro essas lindas bonecas em Belo Horizonte? Eu queroooooooo!

    • Heloisa Helena, amo esta boneca, vc tem apostila? Moro tão distante dificil demais para fazer um curso, obrigada, abraços

  2. Olá,

    Esta boneca ou você ama ou você odeia, não tem meio termo para ela.
    No começo eu não gostava muito dela mas quando fui pesquisar os livros da Tone Finnanger para dar de presente a uma amiga, confesso que me apaixonei por ela.
    Fiz várias e todas fazem sucesso.
    Um atelier de costura fica completo quando tem uma Tilda para fazer companhia.
    Parabéns pelo post, ficou lindo!

  3. Sou apaixonada por essa mocinha de pernas longas!
    Ela é um charme, faço Tildas com muito amor!!!

  4. Adoro as tildas,como vc sabe….nao sao faceis de fazer,mas e uma delicia qdo estao prontas! Bjo luisa

  5. Eu amo essas bonecas por isso eu faço e vendo!!!
    E agora dando curso também :)

  6. Muito legal esse post! Adoro a Tilda e não sabia sua origem. Amei :)

  7. Marcela Stump

    Que demais ver tantos comentários curtindo a origem desta boneca tão querida!
    Obrigada pela visita e leitura!

  8. Gente, tenho trabalhado tanto que só hoje vi este post e fiquei até emocionada com a fotos de algumas de minhas Tildas!
    Obrigada Marcela, por você nos proporcionar esta alegria!
    bjo no coração.

  9. Mirian Almeida

    Adoro Tildas, Ainda não sou expert, mas estou aprendendo a cada dia.

  10. Parabéns pela matéria dando o devido crédito à Tone, criadora da boneca Tilda. Infelizmente o que muita gente não sabe ou finge não saber é que os moldes Tilda publicados nos livros não devem ser revendidos separadamente, pois é crime. É só ler nas primeiras páginas dos livros ou até mesmo no site da Tone.

  11. Eu adoro as bonecas tildas como conciguir uma melhor explicação para confequicionar um abraço