Home | Bebê e Infantil | Importância do brincar, explorar e criar

Importância do brincar, explorar e criar

Durante milhares de anos, a natureza constitui-se como a primeira grande área de brincar, alimentada com os seus recursos naturais. Areia, água, pedras, paus, penas, ramos, folhas, arbustos, frutos, sol, sombra, ventos, entre outros elementos. Um imenso e inesgotável acervo de materiais lúdicos, que a magia da brincadeira infantil transformou nos primeiros brinquedos. E estes ainda hoje são procurados para alimentar as brincadeiras das crianças. Tudo vem ou veio da natureza e foi transformado em material para fazer brinquedos. Muitos pais e educadores parecem não lembrar mais da importância do brincar, explorar e criar. Quando nos voltamos para o brincar com os elementos da natureza e “autorizamos” nossa criança interior brincar junto com as crianças, observamos que coisas incríveis acontecem.

importância do brincar, explorar e criar
A importância do brincar, explorar e criar: permita que a criança conheça o mundo ao seu redor

+ Aqui tem muitas ideias de brincadeiras e brinquedos para fazer junto com as crianças, confira!

A importância do brincar, explorar e criar

O ato de brincar já é por natureza um ato de explorar e criar, porém quando não há brinquedos fabricados e uma imensa área de brincar ao ar livre, as crianças vão explorar o ambiente. Observam tudo a sua volta e procuram objetos da natureza para juntar e criar algo para brincar. Os pais e educadores poderão perceber o quanto a criança está aprendendo enquanto está brincando. Aprendendo sobre os elementos da natureza, sobre medidas e quantidades, ampliando o repertório verbal. Aprendendo sobre a velocidade do vento, trabalhando com hipóteses, se relacionando com uma “equipe” de trabalho. Experimentando muitas texturas e sentindo-se um verdadeiro criador, descobrindo muitas possibilidades que o brincar favorece.

Importância do brincar, explorar e criar: o trabalho em equipe é uma dos aprendizados que as brincadeiras oferecem

“O brincar e jogar é um descanso para a alma” – Aristóteles

Outra atividade mágica que torna a nossa existência ainda mais significativa e favorece o a importância do brincar, explorar e criar é voltar aos nossos tempos de infância e relembrar brincadeiras mais antigas. Construir brinquedos antigos, jogar um jogo que você jogava com alguém da sua família ou que gostaria de ter jogado.

criancas em ferias
A leitura também faz parte da importância do brincar, explorar e criar

Há muitas possibilidades de tornar o brincar um momento de explorar e criar. Mas o que há de mais importante e que será inesquecível é esse tempo junto que é um instante de construção de identidade e trocas de afetividade que tornam as relações muito mais significativas e fortalecem os vínculos com os adultos. Sem dúvidas serão os melhores momentos lembrados para a vida toda.

Importância do brincar, explorar e criar: deixe a imaginação dos pequenos voar!

Enquanto estamos brincando com as crianças, naturalmente muitos aprendizados estão acontecendo e se tornando conhecimento importante para as crianças. Quando estamos brincando com uma criança, conhecemos a essência dela,  é como se entrássemos no mundo dela por meio da imaginação, é uma energia natural e espontânea que flui do pares e dos grupos na hora da brincadeira.

Aproveite os elementos ao redor para brincar com as crianças

Algumas dicas para brincar, explorar e criar que envolve muito aprendizado e amizade na semana das crianças

  • Brinque de cabana com o lençol, há muitas maneiras de montar uma cabana com um lençol, pode apoiar em algo, colocar sobre uma mesa e ficarem em baixo. Em casa em amarro uma ponta na maçaneta da porta, outra ponta na grade da escada e a terceira ponta em outro objeto. A quarta ponta fica sendo a “porta”. Mas é claro que você junto com o seu filho vai fazer cabanas incríveis.
Aqui a gente ensina a fazer uma cabaninha como essa acima. Confira!
  • Façam uma banda com utensílios domésticos, tampa de panela, colher de pau, use tudo que sua imaginação permitir e que seja seguro.
  • Contem muitas histórias, invente histórias junto
  • Façam pinturas diversas, no papel, na tela, no pano…
  • Brinquem de se esconder dentro de casa, no quinta…
  • Façam dobraduras diversas
  • Brinquem de pular corda
  • Brinque de fazer brinquedos com diversos materiais
  • Invente brincadeiras com caixa de papelão
  • Brinquem de fazer comidinha com elementos da natureza
  • Brinquem de tudo que a sua imaginação permitir, mas sempre lembre de permitir que a criança faça escolhas para que ela se sinta de verdade importante e autora de cada brincadeira.

Brincando assim, você conhecerá mais seus filhos, o professor conhecerá mais o seu aluno e todos mediados pelo ato de brincar formarão cidadãos de bens e que se respeitam e respeita o próximo e cuidam da natureza.

“ Brincando a criança aprende o que ninguém pode ensinar!”

+ Conheça a campanha de incentivo ao brincar, criar e explorar aqui

Mais dicas de muitas brincadeiras: TEIXEIRA, Sirlândia Reis de Oliveira. Jogos, Brinquedos, Brincadeiras e Brinquedoteca. Implicações nos processos de aprendizagem e desenvolvimento. 3ª edição. Rio de Janeiro. WAK, 2015.

Doutoranda na área de Educação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Psicologia, Psicopedagoga, Psicóloga, membro diretor da Associação Brasileira de Brinquedotecas, membro da International Toy Library Association, experiência em gestão na primeira infância, pesquisadora do grupo CIEI – Contextos Integrados em Educação Infantil da Faculdade de Educação da USP, autora de vários livros sobre os jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedotecas, professora na graduação em Pedagogia e coordenadora na Pós-Graduação em Psicopedagogia. Consultora da empresa Reis Ludos – Educação e Ludicidade. Contato: sireoli@yahoo.com.br

Veja mais posts deste autor.