Durante milhares de anos, a natureza constitui-se como a primeira grande área de brincar, alimentada com os seus recursos naturais. Areia, água, pedras, paus, penas, ramos, folhas, arbustos, frutos, sol, sombra, ventos, entre outros elementos. Um imenso e inesgotável acervo de materiais lúdicos, que a magia da brincadeira infantil transformou nos primeiros brinquedos. E estes ainda hoje são procurados para alimentar as brincadeiras das crianças. Tudo vem ou veio da natureza e foi transformado em material para fazer brinquedos. Muitos pais e educadores parecem não lembrar mais da importância do brincar, explorar e criar. Quando nos voltamos para o brincar com os elementos da natureza e “autorizamos” nossa criança interior brincar junto com as crianças, observamos que coisas incríveis acontecem.
+ Aqui tem muitas ideias de brincadeiras e brinquedos para fazer junto com as crianças, confira!
A importância do brincar, explorar e criar
O ato de brincar já é por natureza um ato de explorar e criar, porém quando não há brinquedos fabricados e uma imensa área de brincar ao ar livre, as crianças vão explorar o ambiente. Observam tudo a sua volta e procuram objetos da natureza para juntar e criar algo para brincar. Os pais e educadores poderão perceber o quanto a criança está aprendendo enquanto está brincando. Aprendendo sobre os elementos da natureza, sobre medidas e quantidades, ampliando o repertório verbal. Aprendendo sobre a velocidade do vento, trabalhando com hipóteses, se relacionando com uma “equipe” de trabalho. Experimentando muitas texturas e sentindo-se um verdadeiro criador, descobrindo muitas possibilidades que o brincar favorece.
“O brincar e jogar é um descanso para a alma” – Aristóteles
Outra atividade mágica que torna a nossa existência ainda mais significativa e favorece o a importância do brincar, explorar e criar é voltar aos nossos tempos de infância e relembrar brincadeiras mais antigas. Construir brinquedos antigos, jogar um jogo que você jogava com alguém da sua família ou que gostaria de ter jogado.
Há muitas possibilidades de tornar o brincar um momento de explorar e criar. Mas o que há de mais importante e que será inesquecível é esse tempo junto que é um instante de construção de identidade e trocas de afetividade que tornam as relações muito mais significativas e fortalecem os vínculos com os adultos. Sem dúvidas serão os melhores momentos lembrados para a vida toda.
Enquanto estamos brincando com as crianças, naturalmente muitos aprendizados estão acontecendo e se tornando conhecimento importante para as crianças. Quando estamos brincando com uma criança, conhecemos a essência dela, é como se entrássemos no mundo dela por meio da imaginação, é uma energia natural e espontânea que flui do pares e dos grupos na hora da brincadeira.
Algumas dicas para brincar, explorar e criar que envolve muito aprendizado e amizade na semana das crianças
- Brinque de cabana com o lençol, há muitas maneiras de montar uma cabana com um lençol, pode apoiar em algo, colocar sobre uma mesa e ficarem em baixo. Em casa em amarro uma ponta na maçaneta da porta, outra ponta na grade da escada e a terceira ponta em outro objeto. A quarta ponta fica sendo a “porta”. Mas é claro que você junto com o seu filho vai fazer cabanas incríveis.
- Façam uma banda com utensílios domésticos, tampa de panela, colher de pau, use tudo que sua imaginação permitir e que seja seguro.
- Contem muitas histórias, invente histórias junto
- Façam pinturas diversas, no papel, na tela, no pano…
- Brinquem de se esconder dentro de casa, no quinta…
- Façam dobraduras diversas
- Brinquem de pular corda
- Brinque de fazer brinquedos com diversos materiais
- Invente brincadeiras com caixa de papelão
- Brinquem de fazer comidinha com elementos da natureza
- Brinquem de tudo que a sua imaginação permitir, mas sempre lembre de permitir que a criança faça escolhas para que ela se sinta de verdade importante e autora de cada brincadeira.
Brincando assim, você conhecerá mais seus filhos, o professor conhecerá mais o seu aluno e todos mediados pelo ato de brincar formarão cidadãos de bens e que se respeitam e respeita o próximo e cuidam da natureza.
“ Brincando a criança aprende o que ninguém pode ensinar!”
+ Conheça a campanha de incentivo ao brincar, criar e explorar aqui
Mais dicas de muitas brincadeiras: TEIXEIRA, Sirlândia Reis de Oliveira. Jogos, Brinquedos, Brincadeiras e Brinquedoteca. Implicações nos processos de aprendizagem e desenvolvimento. 3ª edição. Rio de Janeiro. WAK, 2015.