Home | Bebê e Infantil | Oficina de culinária para crianças nas férias

Oficina de culinária para crianças nas férias

Quer um jeito divertido de entreter as crianças nas férias? Que tal propor uma oficina de culinária em casa mesmo? A atividade é lúdica e pode envolver os pequenos desde a organização, compra de ingredientes e claro, a elaboração das receitas. Veja algumas ideias para organizar uma oficina de culinária por aí!

oficina de culinária para crianças

Oficina de culinária para crianças – como organizar

O primeiro passo é definir um menu fácil de fazer, e se possível que a criançada participe de todo o processo (sempre com supervisão de um adulto). Aqui no blog já fizemos algumas receitas bem simples e que podem até ser adaptadas para fazer com as crianças, como um milkshake de Oreo, cookies ou bolo de chocolate.

A partir do menu escolhido, é hora de ir às compras! Se as crianças forem envolvidas nesse processo, faça uma lista de ingredientes necessários e foque na compra de somente esses materiais. A oportunidade é interessante para ensinar aos pequenos a escolher frutas, verduras e legumes, calcular preços ou até mesmo aproveitar para dar noções de pagamento/troco.

Prepare tudo com carinho

Compras feitas, separe as quantidades necessárias de cada ingrediente e deixe cada um em recipiente individual. Se o alimento precisar de corte ou manipulação mais perigosa, faça antes para evitar acidentes. Assim, os pequenos terão o prazer de misturar os alimentos, manipular, sovar, ou o que mais a receita pedir!

Outra boa dica é escolher preparações individuais, no caso do bolo, se possível opte por assar em formato de muffin para cada um ter o prazer de degustar o alimento feito por si próprio.  A experiência será deliciosa para as crianças!

Lembre-se, os pequenos não devem mexer em fogo, forno ou o que mais possa oferecer qualquer tipo de risco. Se a receita exige cocção, essa parte ficará para quem supervisionar a oficina culinária.

oficina de culinária para crianças como fazer

Oficinas de culinária para mini chefs

Quer levar a brincadeira a um nível chef? Há diversos locais que oferecem oficinas culinárias para crianças (inclusive em alguns shoppings centers há a atividade no período de férias), vale a pena consultar se na sua cidade há opções para as crianças. Em São Paulo, há a Minichefs e a IGA. Já no Rio de Janeiro, as crianças podem contar com aulas no Ateliê das Ideias e na Gourmet Mania.

Vai se arriscar a oferecer uma oficina de culinária para as crianças? Selecione receitas fáceis da nossa categoria de doces, salgados e bebidas e aproveite para conferir produtos criativos e feitos à mão para os pequenos chefs!

bool(false)
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.