Home | Bebê e Infantil | Organização da mochila escolar

Organização da mochila escolar

mochilaorganizada

Precisa de boas ideias para a organização da mochila escolar das crianças (ou a sua, por que não?!)? A mochila é um item indispensável para carregar de tudo um pouco, desde livros até o lanche; porém, com o passar dos dias há um acúmulo desnecessário de objetos que podem acabar prejudicando o aluno – seja por excesso de peso ou por dificuldade de encontrar os materiais necessários. Para evitar perda de tempo (e dores na coluna), confira boas ideias para organizar a mochila da escola!

Bota-fora

Para começar a organizar, que tal tirar todos os itens da mochila e fazer uma boa higienização nela? Tire um fim de semana para isso. Dessa forma, se for necessário lavar a peça, dará tempo de secar para a semana seguinte. Faça uma boa limpeza, tirando papéis desnecessários, itens que não precisam ser levados todos os dias, restos de alimentos…

Setorize

Seu filho precisa levar livros ou cadernos diferentes a cada dia? Que tal setorizar os materiais por cor? Invista em pastas coloridas (uma cor para cada dia da semana pode ajudar) e organize os livros e materiais em cada pasta, por exemplo: 2ª feira – pasta azul, 3ª – pasta amarela etc. Assim, ficará mais fácil identificar o material necessário e evitar esquecimentos.

mochilas-postAchados no Elo7: estojo coruja Santo Anjo Ateliê, estojo personalizado Ateliê West Patch, kit escolar Ateliê da Bina

Aproveite os espaços corretamente

Para evitar danos à coluna, procure deixar na mochila somente o material necessário para o dia. Os livros e cadernos estão pesados? Deixe-os sempre no compartimento mais próximo à coluna, e nunca nos bolsos extremos. Quanto mais perto da coluna, melhor ficará a distribuição de peso da mochila.

Invista em um bom estojo

Lugar de lápis e canetas é no estojo! Há bons estojos com divisórias internas que podem facilitar a organização dos lápis coloridos, canetas de uso frequente, tesoura, borracha… vale a pena o investimento!

Cuidados extras com o celular e carteira

Redobre a atenção com esses itens – principalmente no trajeto casa-escola/escola-casa. Os compartimentos menores e externos são destinados à guardar a carteira e o celular, mas crie o hábito de deixar esses objetos em bolsos com acesso mais difícil para evitar perdas e furtos.

Está precisando de uma mochila nova por aí? Que tal conferir essa lista de mochilas criativas? Aproveite também e veja uma seleção de estojos aqui.

Imagem: I Heart Organizing

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.