Home | Bebê e Infantil | Quarto bebê pequeno espaço: otimize cada cantinho

Quarto bebê pequeno espaço: otimize cada cantinho

Seu baby está a caminho? Então os preparativos devem estar a todo vapor por aí, não é mesmo? E se precisa de dicas para montar um quarto bebê pequeno espaço, está no lugar certo! Com espaços reduzidos, o ideal é aproveitar de maneira inteligente cada canto para guardar objetos de cuidados da rotina diária do bebê, bem como tirar proveito da melhor forma do lugar mais gostoso da casa.

Quarto bebê pequeno espaço

Quarto bebê pequeno espaço, veja dicas para otimizar o ambiente

Com ambientes cada vez mais reduzidos das casas e principalmente dos apartamentos, fica difícil de escolher mobiliários completos para o quarto do bebê. Então o jeito é adaptar os móveis grandes para peças menores e que consigam atender à demanda de guardar brinquedos roupas e itens de higiene do baby.

Para dar impressão de que o quarto é maior, que tal investir em peças e paredes claras? O branco, bege, amarelinho claro e toda a paleta pastel dá amplitude ao ambiente. Vale apostar nesses tons. Outro truque para aumentar visualmente o ambiente são espelhos. Se curte a proposta montessoriana, deixe o espelho instalado na parede em altura acessível ao bebê. Abaixo, falaremos mais sobre a decoração montessoriana para quartos pequenos.

bebe no quarto

+ Almofadas de nuvem para decorar o quartinho, aqui tem

Quarto bebê pequeno espaço: priorize a circulação

Se o quarto é pequenino, não adianta enchê-lo de peças que ocupam espaço, como trocadores, cômoda, armário, baús de brinquedo… Priorize a circulação do lugar e invista em peças que atendam duas demandas ao mesmo tempo, como armário com gavetas, cômoda com trocador, berço com gaveteiro.

Se entrar no quarto com dificuldades, repense se o espaço não está muito abarrotado. E, se na hora de optar por armários puder escolher os com porta de correr, será mais um ponto positivo para a circulação!

A poltrona de amamentação também deve ser uma escolha pensada no tamanho de seu espaço. Se o quarto do bebê for muito pequeno, talvez a opção mais viável é instalar a peça no quarto dos pais.

Outra dica válida para quarto bebê pequeno espaço é deixar os móveis próximos uns dos outros, pois isso além de otimizar espaço, facilitará no cuidado com o bebê (cômoda próxima ao berço, por exemplo, ajuda na hora das trocas de fraldas).

nichos para quarto de criança 2

+ Organizadores de parede para o quartinho de bebê, encontre peças criativas aqui

Quarto bebê pequeno espaço: nichos e prateleiras

Para não tomar mais espaço no chão, substitua estantes ou móveis similares por nichos e prateleiras. As peças aéreas decoram com charme e não tomam espaço, uma boa saída para quartinhos compactos!

+ Criatividade feita à mão: veja uma lista de nichos para o quarto do bebê

Quarto bebê pequeno espaço: iluminação

A luz natural é a melhor iluminação para o quarto de bebê, mas vale apostar em luminárias na parede também, pois elas causam efeito de ampliação do espaço.

nicho de nuvem

+ Luminárias para quarto infantil, escolha a sua

Quarto bebê pequeno espaço: piso

Uma boa dica para dar amplitude ao ambiente é deixar o piso com a cor mais próxima às paredes. Se a reforma do ambiente incluir a troca do piso, invista em madeira, laminado ou até mesmo o piso vinílico, que é prático e ótimo para as crianças brincarem. A escolha por pisos claros é assertiva para ambientes pequenos, pois suaviza o contraste entre pares e piso.

+ Conheça mais sobre o método montessoriano

+ Veja dicas para organizar as roupinhas do bebê

nichos montessoriano

+ Decoração montessoriana, encontre peças feitas sob medida para as necessidades do seu bebê

Quarto de bebê pequeno espaço: adapte ao estilo montessoriano

A médica e educadora italiana Maria Montessori desenvolveu um método de auto-educação infantil que até hoje é aplicado com sucesso. O método de educação montessoriana pode ser adaptado ao quarto de bebê, independente do tamanho do ambiente.

As caminhas Montessori são praticamente no chão, tudo para facilitar o acesso da criança ao lugar de dormir. Sendo assim, o espaço ocupado pelo tradicional berço pode ser substituído pela cama montessoriana, que deixará o ambiente mais livre.

Além disso, vale adaptar mobiliário: os tradicionais guarda-roupas podem ser substituídos por araras fixas à parede, assim as roupinhas ficam acessíveis aos pequenos. Os armários de brinquedos também podem ganhar substituição por cestos com baixa altura para os pequenos poderem pegar sem necessidade de ajuda de um adulto.

+ Quarto do bebê da Lia Camargo com tema dinossauros

+ Confira o que não pode faltar no quarto do seu bebê

quarto-bebe0

Quarto de bebê pequeno espaço: quando há a necessidade de dormir no quarto dos pais

Se o seu filhote é recém-nascido ou se há a necessidade de compartilhar o quarto dos pais por algum motivo, é importante delimitar o espaço da criança, por menor que seja. Reserve um cantinho para o berço e cômoda, bem como para os itens de higiene do baby.

Se a situação for temporária, realoque o mobiliário do quarto para caber os itens do bebê, priorizando sempre a circulação. Se preferir, deixe o berço próximo à cama para as mamadas noturnas e trocas de fraldas.

Já no caso do compartilhamento de quarto permanente, além de delimitar um espaço para o bebê, vale investir na decoração, seja com adesivos de parede, nichos, prateleiras… Por menor que seja o espaço e mesmo sendo dividido com os pais, merece todo o cuidado e carinho.

+ Bebê no quarto de casal: dicas da arquiteta Ligia Bisconti

+ Decoração para quarto de bebê: inspire-se com peças criativas e feitas à mão

Curtiu as dicas para decorar quarto de bebê pequeno  espaço? Tem algo que esquecemos de mencionar por aqui e vale compartilhar com nossos leitores? Comente aqui suas sugestões e o que funcionou em sua casa, vamos adorar saber!

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.