Home | Bebê e Infantil | Quarto Montessoriano criativo: ideias de atividades

Quarto Montessoriano criativo: ideias de atividades

Neste post, a proposta é abordar ideias para brincadeiras e atividades infantis para um quarto montessoriano criativo.

Vamos explorar o tema e ver formas de aplicar brincadeiras e atividades que estimulem a criatividade dos pequenos?

Quarto montessoriano criativo: o que define esse ambiente

Segundo especialistas no assunto (veja mais neste post sobre o tema montessoriano), elaborar um quarto infantil montessoriano é pensar sob os aspectos e princípios da educadora Maria Montessori. Elaborar um espaço em que a criança seja protagonista da sua própria interação com o ambiente que o cerca.

quarto montessoriano criativo

Essa conhecida educadora italiana dizia que a aprendizagem deveria ser uma conquista da criança, porque para ela já nascemos com a capacidade de aprender “sozinhas“. Neste sentido, o  espaço com características da abordagem montessoriana é um espaço onde a criança pode descobrir-se em situação protegida e com liberdade, desenvolvendo-se integralmente na interação com o espaço, as pessoas e os objetos.

+ Inspirações de nichos para quarto de criança: deixe brinquedos à mão.

+ Objetos para decoração de quarto infantil.

Brincadeiras que estimulam

O objetivo de um quarto montessoriano é sempre oferecer  autonomia para criança, para que ela cresça com independência, porém sempre sentindo-se segura e amparada.

A brincadeira é o trabalho da criança” (Maria Montessori) Para colocar esse “trabalho”em prática, é necessário promover atividades que ensinem sobre cores, números, letras e organização de ambientes. Tudo de forma intuitiva, em que a criança seja protagonista e possa mexer, explorar e descobrir sozinha caminhos e soluções.

quarto montessoriano criativo

Brincadeiras com objetos feitos à mão são bem-vindos, é possível criá-los com tecido, madeira, aviamentos. O intuito deve ser provocar os sentidos, fazendo a criança criar, encaixar, sentir texturas, abrir, imaginar e também desenhar e pintar!

+ Encontre produtos infantis com método montessori no Elo7.

quartomontessorianocriativo1

+ Como fazer: garrafas sensoriais para bebês

Tanto no quarto ou onde a criança passar grande parte do seu dia, disponha elementos coloridos para estimular memória, coordenação e seu aprendizado, como também blocos de papel e lápis e tintas para criar seu próprio universo criativo.

Todos prontos para criar um ambiente criativo e repleto de inspirações?

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.