Home | Bebê e Infantil | Quiet book ou livro sensorial, já ouviu falar?

Quiet book ou livro sensorial, já ouviu falar?

quiet book10

Atenção mamães, papais ou educadores de plantão: vocês já conhecem o Quiet Book (livro sensorial)? Traduzindo literalmente, o livro tranquilo ou livro quieto geralmente é feito em tecido (por esse motivo ele também é conhecido como livro de pano) com apelo sensorial – a criança experimenta, por meio deste material, texturas, cores e camadas novas e diferentes.

quiet book-

Princípios montessorianos

A médica e educadora Maria Montessori (1870 – 1952) defendia que o aprendizado da criança passa pelos sentidos. Sendo assim, seu método que hoje é adotado por algumas escolas e pais destaca a importância de oferecer brinquedos que permitam uma variedade de texturas, materiais e temperatura. O livro sensorial cai como uma luva para os admiradores do método montessoriano (para saber mais sobre como montar um quarto montessoriano para seu filho, veja aqui uma matéria feita pela psicopedagoga e colaboradora do blog Sirlandia Reis).

Livro sensorial

A descoberta sensorial proporcionada pelo quiet book além de ser uma ótima forma de entretenimento, estimula a coordenação motora fina dos pequenos. Ponto positivo para o livro!

quiet book-1

Há muitos tipos de quiet books, que podem levar temáticas do mundo animal, números, histórias e contações e por aí vai. Há mamães que se arriscam em criar o próprio quiet book para os filhos, e há no mercado também diversas opções deste produto.

O divertido mesmo é observar a descoberta feita pelas crianças que manuseiam o quiet book!

Você se animou para criar um quiet book para seu filho(a)? Encontramos um tutorial (em inglês), e o melhor é que não é necessário costurar! Veja aqui o passo a passo.

E achamos um bocado de livros sensoriais no Elo7! Veja algumas opções disponíveis neste link (e há lojas que personalizam o livro com informações da criança, fica a dica!)

A turminha aí da sua casa já aderiu ao livro sensorial? Conte pra gente aqui nos comentários!

Imagens: Pinterest

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.