Home | Bebê e Infantil | Reaproveitar roupas infantis: faça da melhor forma

Reaproveitar roupas infantis: faça da melhor forma

Reaproveitar roupas dos irmãos, primos e até dos filhos das amigas é uma prática comum e até mesmo sustentável, já que minimiza o consumo desenfreado. Mas como fazer isso da melhor forma? Veja aqui boas dicas para as crianças reaproveitarem roupas, deixando-as quase novas!

reaproveitar roupas de criança
A Menino de Outrora oferece peças neutras e que podem ser usadas por meninos e meninas.

Reaproveitar roupas: dicas espertas

Para quem planeja ter mais filhos, a dica é tentar comprar roupas neutras, já que não se sabe se virá um irmãozinho ou irmãzinha. Peças lisas ou com estampas clássicas, sem personagens da moda ajudarão a compor o guarda-roupas do próximo herdeiro.

Além da escolha por peças neutras, não hesite em guardar as roupas muito limpas. Já não serve mais no filhote? Lave bem, retire as manchas, não use produtos com perfumes, deixe secar completamente, passe as peças e guarde em embalagens a vácuo.

Se não for possível guardar em sacos a vácuo, embale bem com plástico filme e guarde em saquinhos, tirando ao máximo o ar das peças. Roupas danificadas só valem a pena guardar se o conserto for feito antes. Se a peça já estiver muito desgastada, desapegue!

Outra saída inteligente para reaproveitar roupas é customizá-las! A calça jeans curta pode virar bermuda, assim como peças de manga longa podem virar camisetas. Veja nesse passo a passo como customizar gola de camiseta e adapte as dicas para as roupas das crianças!

Reaproveitamento coletivo

Quer um jeito inteligente de reaproveitar roupas? Os grupos de trocas e compra e venda de produtos semi-novos são uma forma de renovar o guarda-roupa das crianças. Para não cair em ciladas, peça fotos atuais das peças e questione sobre o estado geral, se tem manchas, rasgos ou defeitos.

Se você já criou uma rede amiga de pais na escolinha do seu filho ou filha, que tal propor também por lá uma tarde de troca de peças de roupas? Nessa brincadeira dá para incluir outros itens, como livros, materiais escolares, brinquedos… A ideia é economizar de todos os lados!

E a última dica, mas não menos importante é doar peças, para que outras crianças possam reaproveitar roupas também! Procure instituições de caridade que aceitem as peças ou famílias necessitadas. Certamente, os pais ficarão agradecidos!

Aproveite para ver dicas para organizar os brinquedos dos pequenos!

bool(false)
Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da princesa Maria Alice. É boa de garfo, ama música e não resiste a um garimpo de decor. Cria os acessórios da Flor de Cris e da A Decoradeira. Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.