Home | Bebê e Infantil | Reciclagem para criança: saiba importância

Reciclagem para criança: saiba importância

Para onde vai todo o material que não utilizamos? Como celulares e computadores antigos? Vamos ver neste post como ensinar reciclagem para criança e a importância deste aprendizado.

Reciclagem para criança

Quando pensamos em ensinar algo para a criança, umas das questões importantes é lembrar que na infância uma das melhores formas de aprender é com o exemplo. Assim, quando pesamos na importância da reciclagem para a criança,  vale lembrar que a melhor forma de conscientização é iniciar com a família e dar continuidade na escola. A conscientização da importância da reciclagem é da responsabilidade de todos!

reciclagem para criança

Aqui você aprende a fazer um jacaré com materiais reaproveitados!

Saber reciclar todos os resíduos, respeitar o meio ambiente é uma forma de cuidar do planeta e cuidar de si mesmo. Por volta dos 3 anos de idade já é possível iniciar a aprendizagem sobre como separar os materiais que não se utiliza.

Reciclar significa pegar algo que não tem mais utilidade e transformar novamente em matéria-prima.

Por onde começar a ensinar?

Reciclagem e sustentabilidade dizem respeito a atitudes cotidianas como por exemplo ensinar a reutilizar uma embalagem, consertar um brinquedo quebrado ao invés de comprar um novo, reduzindo os gastos, construir brinquedos  utilizando embalagens reutilizadas,  higienizadas quando este brinquedo sofrer o desgaste natural de um produto perecível que é, colocá-lo no recipiente correto para ser reciclado, transformado em matéria prima novamente.  Com pequenas ações pode-se praticar os 3Rs. Tanto em casa quanto a escola há muitas formas criativas para aproximar as crianças da prática da reciclagem.

reciclagem para criança

Reutilizar latas para guardar pertences das crianças é uma forma de mostrar reaproveitamento. Daqui.

Como explicar o processo de reciclagem para a criança? Com tranquilidade ensine-a a selecionar o lixo e onde deve depositá-los. Mostre que os resíduos podem ser separados em 5 grupos com cores distintas:

  1. Lixeira azul: depositar papel e papelão
  2. Lixeira verde: depositar vidros e cristais
  3. Lixeira vermelha: depositar plásticos
  4. Lixeira amarela: depositar metal e aço
  5. Lixeira marrom: depositar os restos orgânicos como restos de comidas, plantas etc.
  6. Lixeiras complementares: para jogar restos de óleo, brinquedos quebrados e pilhas.

De acordo com a idade da criança, comece com as 4 primeiras cores. Lembrando que todo material que for reutilizado precisa ser rigorosamente higienizado. Procure também atividades divertidas para estimular o ensino de reciclagem para criança!

Sugestão de atividades para fazer com as crianças:

Mosaico com tampinha

Crie com os materiais:

  • Tampas de cores e tamanhos diversos
  • Cola de plástico
  • Pedaço de papelão para fazer a base.

Como fazer: após higienizar e secar as tampas, comece a colar usando a sua criatividade.

Bilboquê de garrafa

Você vai precisar de:

  • Meia garrafa pet, a parte com a tampa
  • Barbante
  • Tinta e ou fita adesiva colorida
  • Pedaço de jornal

Como fazer: após higienizar e secar a garrafa, fure a tampa e amarre uma das pontas do barbante. Na outra ponta do barbante amarre no pedaço de jornal amassado no formato de circulo. Feche a tampa e use a sua criatividade para enfeitar. Cuidado com as bordas, lacre bem.

Há uma infinidade de possibilidade para reutilizar os materiais (aqui há uma série de produtos criativos!), mas o mais legal é fazer junto com a criança.  No processo de confecção de um brinquedo por exemplo, além de trabalhar a questão do meio ambiente, também trabalha diversas aprendizagens de forma motivadora e envolvente. Neste post do blog, tem passo a passo para reciclar giz de cera. Já pensou nisso?

Dica de filme para assistir com a criança: Wall-e.

Se inspirou na ideia de ensinar reciclagem pra criança? 

Doutoranda na área de Educação pela Universidade de São Paulo, Mestre em Psicologia, Psicopedagoga, Psicóloga, membro diretor da Associação Brasileira de Brinquedotecas, membro da International Toy Library Association, experiência em gestão na primeira infância, pesquisadora do grupo CIEI – Contextos Integrados em Educação Infantil da Faculdade de Educação da USP, autora de vários livros sobre os jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedotecas, professora na graduação em Pedagogia e coordenadora na Pós-Graduação em Psicopedagogia. Consultora da empresa Reis Ludos – Educação e Ludicidade. Contato: sireoli@yahoo.com.br

Veja mais posts deste autor.