Home | Bebê e Infantil | Toda criança merece ganhar brinquedo!

Toda criança merece ganhar brinquedo!

children playing on  floor

Roupas são bem-vindas? Sempre. Sapatos, também. Mas o que criança gosta mesmo é de brincar! E a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio e para a coordenação motora. Além disso, a criatividade e imaginação também tem seu papel importante e os brinquedos influenciam diretamente no desenvolvimento cognitivo.

E para cada fase do desenvolvimento infantil há brinquedos adequados, seja por questões de segurança, seja por estímulos próprios a cada idade. O bom mesmo é acompanhar esse desenvolvimento bem de pertinho e cair na brincadeira com a criançada!

Se você vai presentear, vem saber quais brinquedos são ideais para cada fase do desenvolvimento infantil:

Crianças de até 1 ano

Nos primeiros meses, a descoberta do mundo se dá pelo toque, pois a visão ainda está se desenvolvendo. Chocalhos também estimulam a audição. A partir do 3º mês os mordedores já ganham espaço nas boquinhas que tudo querem experimentar. A partir do 4º mês, brinquedos de bater, bolinhas, móbiles de berços e bichinhos de pano ou plástico estimularão a coordenação entre a visão e as mãos. As cores começam a ser discriminadas a partir do 6º mês. Então, aposte nos brinquedos bem coloridos!

Perto da comemoração do primeiro ano, vale investir em presentear o baby com brinquedos que estimulem o desenvolvimento motor tanto coordenação motora grossa (é a primeira coisa que conseguimos realizar. Sentar, usar os braços, pernas e pés, andar e correr são exemplos dessa coordenação) quanto a fina (escrever, coordenar os movimentos das mãos e dos olhos, criar peças de arte, mover olhos e lábios são exemplos dessa habilidade) como cavalinhos, cadeira de balanço, livros e outros brinquedos musicais.

 inf-1ano

Chocalho índio Tutitati, cavalo de balanço Madeirinho, cadeira de balanço JM Móveis

Crianças de 2 a 3 anos

Agora essa “pessoinha” corre, chuta bola e já arrisca representar papéis de faz de conta. Tambores, pianinhos, guitarras, xilofones e tudo o que faz barulho deixará as crianças dessa fase encantadas!

inf-23anos

Fantasia Arte em Tule, brinquedo de percussão Mafagafo, painel para brincadeiras Menino de Outrora

Crianças a partir de 3 anos

Com a autonomia dos movimentos, os pequenos não resistem aos triciclos e bicicletas. Já é hora também de brincar de quebra-cabeça e brinquedos de montar – o raciocínio lógico deve ser explorado a partir dessa idade. Massinha, terra, pintura e tudo o que faz sujeira e muita diversão fascina essa turminha!

inf-3anos

Relógio e jogo de soma Especiais e Importantes, kit pintura Débora Costa, quebra-cabeça Aolibama

Uma tarefa nada fácil é presentear crianças a partir de 8 anos. Que tal resgatar brinquedos que nos fascinavam antigamente? Para elas, as bonecas de pano e para eles, a pipa e o pião. Para ambos, os jogos de raciocínio!

inf-8anos

Boneca de pano Casulo dos Fios, jogos de raciocínio Tribal Criações, pião Arte em Lembrar

Não é uma delícia acompanhar o desenvolvimento dos pequenos? Nós amamos! Uma boa pedida é, além de presentear os pequenos, aproveitar e fazer programas criativos como uma oficina de arte ou uma visita ao zoológico. E não precisa nem esperar o dia das crianças para isso, não é mesmo?

Nutricionista de profissão e crafter de coração. Mãe da Maria Alice. É boa de garfo, coleciona chocolates (na barriga, claro), ama música, podcasts e não resiste a um garimpo de decor (espia no @adecoradeira!). Sempre indecisa, na dúvida acaba levando os dois.

Veja mais posts deste autor.