Home | Bebê e Infantil | Volta às aulas do segundo semestre: 7 dicas

Volta às aulas do segundo semestre: 7 dicas

Seja na primeira infância ou no caso das crianças que já estão no ensino fundamental, a volta às aulas do segundo semestre significa, principalmente, a volta à rotina! Afinal, nas férias costumamos deixar as crianças acordarem mais tarde, brincarem mais e até viverem novas experiências, dias inesquecíveis que marcam a nossa infância.

Por isso, quando chega o momento de retomar a antiga rotina, algumas crianças podem demorar um pouco mais para seguir as regras ou até serem mais resistentes para a volta às aulas. Não é raro a criança chorar porque não quer ir para a escola. Pensando isso, preparamos “7 dicas para se preparar para o novo semestre”; sugestões que podem ajudar não apenas seu filho, mas você também.

Volta às aulas do segundo semestre: 7 dicas 

Aí vão dicas práticas para você! Acompanhe abaixo.

Volta às aulas do segundo semestre

Mochilas escolares para voltar às aulas

Crie encontros com os amigos antes das aulas

Principalmente no caso das crianças menores, pode haver resistência em ficar longe dos pais novamente. Promover um encontro com um ou mais amigos da escolinha ou creche pode ajudar seu filho. Ele vai relembrar a afinidade que tem com os coleguinhas e dar um novo ânimo para a volta às aulas do segundo semestre.

Retome os horários 

Alguns dias antes das aulas começarem, siga novamente os horários que costumava fazer, como acordar mais cedo, almoçar no mesmo horário e fazer o lanchinho da tarde no horário praticado pela escola. Principalmente se seu filho acorda muito cedo durante a semana, é importante retomar essa rotina para que ele possa começar o novo semestre mais disposto.

Verifique o estado dos itens de escola

Vale checar como estão as roupas e os objetos mais usados pelo seu filho no dia a dia que, pelo uso intenso, podem estar bastante desgastados ou rasgados. É o caso do uniforme, dos tênis e da mochila, por exemplo. Então, aproveite para deixá-los em ordem. Se precisar, mande algum item para a costureira ou o sapateiro. Não deixe para fazer isso depois, pois você pode protelar e aí, quando menos perceber, o final do ano já chegou.

volta as aulas

Encontre etiquetas escolares aqui

Faça uma boa higienização

Esse é o tipo de coisa que, assim como a dica anterior, podemos deixar passar, principalmente pela correria do dia a dia. Mas é muito importante lavar e esterilizar objetos de uso pessoal que vão para a creche. Exemplo: copos de transição e mamadeiras, que costumam juntar bactérias. Aproveite para lavar o uniforme que ficou muito tempo guardado e também o par de tênis. O par sempre costuma ficar bem sujinho, não é mesmo?

Doe o que seu filho não usa mais

A menos que você pretenda ter outro filho ou ele já tenha um irmão que irá aproveitar as roupas do uniforme, a volta às aulas também é um bom momento para checar tudo o que já não cabe mais, ou seja, aquilo que ficou apertado ou curto. E criança perde roupa rápido. Muitas escolas aceitam uniformes usados para que, justamente, sejam repassados a alunos mais novos. E nestes casos, você mesma pode perguntar se há uniformes para doação que caibam no seu filho.

fita de cetim

Veja neste post como fazer etiquetas com fita de cetim.

Identifique roupas e objetos escolares

É importante identificar os itens de escola com o nome do seu filho, o que ajuda a evitar perdas ou trocas por engano com outros coleguinhas. Assim você fica mais tranquila e também ajuda os professores. Lembrando que muitas escolas exigem que os itens sejam identificados. Atualmente você encontra na internet diversas lojas virtuais de etiquetas adesivas à prova d´água e que podem ser usadas, por exemplo, em estojos, roupas/uniformes, tênis, mochilas, itens de higiene, mamadeiras e até outros. E não é uma dor de cabeça quando o brinquedo não volta para casa?

Veja o que vai ter que comprar novamente

Depois de fazer toda essa triagem para a volta às aulas, você pode perceber que está faltando alguma coisa para o novo semestre. Uma dica é aproveitar e já comprar alguns itens escolares personalizados com o nome do seu filho.

O que achou das dicas? Todo mundo animado para a volta às aulas do segundo semestre? Encontre nesta lista material escolar sem sair de casa. (E mais: veja como organizar o quarto do seu filho.)

Mariana Branco e Fabiana Fontainha são jornalistas, irmãs gêmeas e fundadoras do blog Mamãe Prática onde escrevem sobre dúvidas e inspirações para tornar o dia a dia das mamães mais prático. Mari é mãe da Manu e Fabi do Serginho e, juntas, elas abordam o tema da maternidade sob o olhar único do jornalismo materno.

Veja mais posts deste autor.