Home | Casa | 10 dicas para decorar você mesmo

10 dicas para decorar você mesmo

decorfacil

Pintura a óleo Asta Atelier

Se está começando aquela fase deliciosa de se mudar para um novo lar ou está mesmo com vontade de mudar o ambiente da casa de sempre, é hora de ser você mesma(o) sua(seu) própria(o) decorador(a)! Listamos aqui 10 dicas para decorar que vão te guiar a transformar um cômodo com personalidade e criatividade.

1. Pesquise tutoriais e tendências na web

Antes de comprar novos itens ou buscar móveis, vá para a internet e busque tutoriais e dicas de composições e novidades de decor. Quando estamos informados é bem mais fácil nos decidirmos, optarmos por melhores preços e até desenvolvermos projetos nós mesmos, com as próprias mãos. Aqui no blog, caprichamos nos DIY (do it yourself) e disponibilizamos uma porção de passo a passo. Confira a seção completa!

2. Pinte ou cole papel de parede você mesmo

Uma parede decorada e com cor ou padronagem marcante muda toda a sala ou quarto! Não deixe de pensar em uma cor que abrace todos os móveis e permeie o ambiente. Para se decidir pela cor ou papel de parede, busque os catálogos de cor do ano e fique a par das tendências. Depois, ou você coloca a mão na massa (e tinta e pincéis!), ou contrata um serviço especializado se sentir mais segura(o).

decorar

Almofada O que é? O que é?, par de prendedor de cortina Soninha Artesanato e tapete Fiado de Roda

3. Defina cores para os móveis e ambiente em geral

Ao escolher a cor das paredes, está dado o tom que prevalece no ambiente. E então, parta para as cores complementares e estilo que vai predominar no ambiente. Optar por móveis claros ou neutros, facilita a decoração e você pode destacar a cor nos objetos decorativos.

4. Escolha quadros e a composição para uma galeria

Lá vem a parede volta a ser protagonista, agora é hora de definir pôsteres, quadros, espelho e molduras que vão decorar sua superfície. O estilo “galeria” com uma composição de diversos formatos é interessante e você pode mudar de tempos em tempos a configuração. Defina primeiro o lugar de cata elemento e depois pendure com prego ou cole com fita adesiva resistente.

decorar1

Abajur Crie Casa Decoração e abajur CL Decorações Artesanais

5. Crie um clima com iluminação indireta

Para os elementos serem devidamente valorizados, é fundamental ter a luz correta no espaço. Abajures, pisca ou spots de luz proporcionam iluminação indireta e intimista. Muito mais aconchegante!

6. Aposte em plantas para dar vida à casa

Casa com vida e personalidade precisa de plantas! E não pense naquelas plásticas, mesmo que tenha pouca intimidade com seus cuidados, há espécies fáceis de cuidar e com lindo efeito decorativo. Aposte em suculentas, cactus e samambaias.

7. Produza prateleiras você mesmo

Para dispor as plantas, livros, lembranças, porta retratos, escolha espaços para pendurar prateleiras com apoiar uma estante. Opte por nichos vazados para espaços pequenos ou madeiras com mão francesa. Colocar os objetos pra cima faz aumentar o ambiente e deixa o cômodo mais organizado!

decorar2

Prateleira Casa Geek e prateleiras de ferro Débora Arts

8. Espalhe almofadas, manta e tapetes

Estão aí os três itens de tecido que dão personalidade imediata ao espaço. Opte por tramas, estampas e cores que tenham a sua cara e decore sofás, pufes e cantos. Almofadas proporcionam bem-estar e conversam com os outros objetos, com seus tons. Não poupe na quantidade!

9. Dê atenção à cortina

Esse é outro item que por vezes deixamos de lado, mas é capaz de mudar o ambiente. Escolha entre persiana, voal, cortina de tecido. Faz toda a diferença e regula a iluminação natural!

10. Por fim, não esqueça dos aromas

Sua casa tem um perfume próprio? Se ainda não tem, defina um! Aromatizadores com varetas ou em spray são excelentes para espalhar aromas gostosos e que nos fazem sentir em casa. Seus amigos e familiares também associaram ao seu lar e isso é supergostoso! Que tal finalizar a decor com esse detalhe?

E aí? É muito difícil ser sua própria decoradora? Siga cada item e nos conte como foi redecorar um ambiente com as dicas!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.