Home | Casa | Ateliê de pintura: ideias para organizar

Ateliê de pintura: ideias para organizar

Cada ambiente merece uma organização de acordo com sua função. Para um ateliê de pintura, tudo deve estar disposto e organizado para facilitar a produção das telas, condicionamento das tintas e ordem dos inúmeros pincéis. São tandos materiais e instrumentos que é preciso desenvolver potes, caixas, latas para agrupar tudo aquilo que precisa estar fácil e à mão. Vamos ter ideias?

Ateliê de pintura: dicas para organizar

Quando pensamos em um artista criando os seus quadros, quais os primeiros elementos que nos vêm à mente? Certamente o cavalete com a tela da vez, prateleiras ou um grande arquivo para as telas já prontas ou secando, muitos potes com pincéis de diferentes tamanhos e gramaturas, lápis e carvão em outros recipientes, e muitas, muitas tintas! Podem ser tintas a óleo, acrílicas, entre outros tipos.

E para que todo esse cenário seja inspirador e prático, é importante ter tudo sempre limpo e pronto pra usar, fácil de pegar e também visualmente atrativo, afinal, é um ambiente de criação.

atelie de pintura

Reveja a transformação de um ateliê aqui, tem uma série de dicas de especialista!

Ideias práticas para arrumar o ateliê

Na hora de pensar em móveis e adereços para o ateliê de pintura, vão algumas dicas chave:

  • bancada para desenho e disposição de potes de pincéis e tintas
  • parede ou mural para afixar referências visuais e obras já prontas
  • cavalete para diferentes tipos de tela
  • carrinho ou banqueta para suporte de aguarás, pincel, godê e pano
  • cadeira confortável
  • prateleira para materiais extras, como telas, papéis, outros produtos

atelie de pintura 1

Para ficar fácil manter os pincéis sempre secos, limpos e simples de serem encontrados, pense em criar placas com ganchos ou pregos para pendurá-los. Essa é uma das soluções, mas também é superprático colecionar vidros de conserva e usá-los como porta-pincéis. Porém um aramado com gancho é sempre uma mão na roda em qualquer ateliê, organiza diversas ferramentas e fica fácil dispor referências, recados, ou outras coisas do dia a dia, com ganchos ou pregadores. Fica a dica!

atelie de pintura 2

Veja mais ideias no nosso mural de ateliê criativo no Pinterest e encontre organizadores diversos aqui!

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.