Home | Casa | Casa Cor 2016: destaques da mostra de SP

Casa Cor 2016: destaques da mostra de SP

É claro que será feita uma análise mais detalhada sobre a Casa Cor 2016, mas não resistirei em fazer primeiramente uma avaliação bem simples. Os ambientes dessa edição estão, na sua maioria, muito bonitos! Sérios, elegantes, sofisticados… E com dimensões menores.

Casa Cor 2016 – cores e luz

casa cor 2016 fotos

De um modo geral os espaços estão bem menos coloridos. A cor aparece, mas em tons mais secos e discretos. O que torna os ambientes certamente mais sóbrios. A iluminação de alguns espaços é quase cênica, chega a ignorar uma iluminação geral. Focos bem definidos e a sensação de pouca luz é uma tendência.

Logicamente é tudo muito bem conduzido, pois em alguns ambientes a iluminação eficiente é importante para a atividade que será desenvolvida. Esse tipo de recurso só deixou os ambientes ainda mais sofisticados.

Como na edição passada, a Casa Cor 2016 apresenta alguns objetos de decoração lindamente exagerados. São vasos com plantas exuberantes, luminárias e quadros imensos.

A madeira exposta aparece em tons e até colorida, tanto no piso, quanto nos móveis e até como revestimento das paredes. Claramente ela é o principal material da mostra. No piso, a clássica paginação tipo “escama de peixe” foi muito valorizada.

casa cor 2016 ambientes

Revestimentos e acessórios

Destaque também para os tetos. Em alguns ambientes ele aparece revestido com papel de parede, há também os texturizados e os rebaixos inusitados.

Os tapetes estão por toda parte! Eles amarram a composição dos espaços e delimitam os ambientes. A sobreposição de tapetes com texturas, estampas e formatos diferentes é uma brincadeira bem elegante que pode ser observada em alguns espaços da Mostra. Não só a sobreposição, mas a composição também de dois, três e até quatro tapetes, um ao lado do outro.

É possível perceber uma inversão do uso de alguns revestimentos. Por exemplo, foi utilizado um deck de madeira como revestimento de parede. Azulejos em uma sala muito sofisticada, molduras que usamos numa parede de estilo clássico, rebatidas no teto. O próprio papel de parede foi utilizado no teto.

casa cor 2016 sala

Nos móveis peças únicas como estantes e bancadas longas, atendem diversos usos dentro do mesmo espaço. Em um dos ambientes em especial, uma bancada baixa parte da porta de entrada e circunda todo o ambiente, atendendo ao corredor, sala de estar, dormitório. O mesmo acontece nas bancada de cozinha e bancos que são assento e mesa de apoio ao mesmo tempo.

Enxuta, bem estruturada e delicada essa edição da Casa Cor 2016 valoriza o belo.
Com ambientes que são simplesmente reflexo de bom gosto, é certamente, uma inspiração para todos nós!

Quer ver mais sobre a Casa Cor 2016? Clique aqui e veja mais inspirações e referências!

Imagens: Salvador Cordaro e Marco Antonio para CasaCor em São Paulo

Arquiteta e especialista em projetos para quartos de bebês, crianças e brinquedotecas. Adora elaborar desenhos para a marcenaria sob medida. Faz projetos para outros ambientes também, mas tem carinho especial pelos espaços para a molecada! Garante ambientes “de capa de revista” todos os projetos! Acesse Ligia Bisconti

Veja mais posts deste autor.