Home | Casa | Como cuidar da horta e plantas em casa

Como cuidar da horta e plantas em casa

vasosplantas1

O tema do post de hoje é de utilidade pública: como cuidar da horta e plantas em casa! Para buscar sugestões que farão a diferença no cuidado de suas plantinhas, fomos atrás de lojistas experts neste assunto! Quem compartilha suas dicas e abre o jardim de casa pra gente são a Lucimara, da Oficina Singular, e Natália, da Incantare Paisagens e Flores.

Espaço, rega e compostagem

A Lucimara mantém uma horta de ervas e temperos em sua casa. Ela própria escolheu e comprou as mudas e destinou a elas um espaço que recebe sol todas as manhãs (dica 1 anotada?). Para manter a saúde das plantas, conta que não usa aditivos químicos, sua sugestão é fazer compostagem com cascas de frutas e legumes que usa na cozinha para adubá-la. Sustentável e econômico!

Pra cada planta, um cuidado

Para que mantenha sua horta sempre produtiva, Lucimara faz uma importante observação: cada planta tem necessidades especiais, procure saber mais sobre cada uma delas. Um exemplo: “A hortelã é uma planta que gosta muito de água (rega todos os dias) e precisa de um espaço maior e bem separada das outras ervas. Suas raízes “caminham bem longe..”. Procure informações sobre cada tempero escolhido e saibam mais como tratar cada uma.

vasosplantas

Vasos da Lucimara com plaquinha Oficina Singular

Dica para pequenos espaços

“Pra quem não tem espaço, é possível ter uma pequena horta de ervas e temperos em vasos, de preferência, vasos de barro (cerâmica vermelha), sua porosidade é ótima para a drenagem e faz a planta e a terra respirar. Elas podem não ter a mesma durabilidade que as plantadas no chão, mas se tomar os devidos cuidados (sol, água, retirada das folhas secas, etc..) podem durar muito tempo.” Com essa sugestão da criativa da Oficina Singular, não tem motivo para não ter seu próprio cultivo, vai?

Terrário em casa

Está aí mais uma opção para ter plantas em lugares pequenos, até mesmo em apês sem varanda: terrários. E quem é craque nisso é a Natália! Ela destaca que o cultivo em vidros é geralmente composto por plantas de poucos cuidados como os cactos e suculentas. Além da beleza das plantas, a transparência do vidro revela as camadas de terra, areia, cascalhos e carvão utilizados na montagem do minijardim.

terrarioemcasa

Terrário da loja Incatare

Para a manutenção, Natália cita dois cuidados apenas e essenciais: manter o terrário em local que receba luz solar indireta (como o vidro reflete a luz solar pode esquentar excessivamente) e tomar cuidado com excesso de regas: suculentas e cactos acumulam muita água em suas folhas, por isso precisam de pouca água. Observe a terra: se estiver muito seca, borrife água (evite borrifar nas plantas, apenas na terra). Em épocas quentes regue uma vez por semana, sempre à noite ou cedo pela manhã. No frio, regue a cada 15 dias, ou quando o solo estiver muito seco. E mais: lembre-se de retirar folhas murchas ou ressecadas.

Para manter plantas lindas

Em geral, como plantas em vasos pendentes, Lucimara emenda que o fundamental é não se esquecer das regas frequentes. Pode parecer óbvio, mas em dias corridos… Quem não esquece? Para flores, ela dá a dica de cultivar gerânios, as flores são lindas e suportam bem o sol, já para áreas como lavabos, ela cita a rhipsalis, da família dos cactus, que pede pouquíssima água e luz natural.

vasosplantas2

Tarrário com suculentas Incantare e decoração para seu vaso Oficina Singular

Você aí do outro lado já tem vasos e hortas para chamar de seus? Se não, comece hoje mesmo sua jardinagem! É relaxante e dá vida e cor ao lar! Veja nesta lista mais opções de vasos.

Com antena ligada para novidades e tendências 7 dias por semana, paulistana vivendo em Ilhabela, é produtora de conteúdo criativo freelancer há seis anos, formada em Publicidade e Propaganda na ECA-USP, com especialidade em mídias digitais pela FGV. Autora do blog Colacorelinha , redatora do Blog do Elo7, gerenciadora de marcas na web e fã convicta de suculentas e sua força.

Veja mais posts deste autor.