Home | Casa | Como cultivar e decorar com suculentas

Como cultivar e decorar com suculentas

suculentas

Decoração sustentável com plantas! O post de hoje foi feito com exclusividade para o Blog do Elo7 e a querida Nathália Raggi que dá algumas dicas de como cultivar e decorar com suculentas. Se você é amante dessa pequena planta que é fácil de cuidar, porém requer alguns cuidados especiais, veja o post completo e deixe sua casa mais verde!

Acompanhe suas dicas e relatos:

Desde pequena, vivi rodeada pelas plantas da minha mãe. Apesar disso, minha paixão era somente com animais. Mas a vida muda a gente de jeito, de casa, de gosto e eu comecei a me apaixonar pelo mundo das plantinhas.

suculentas

Ninguém pode discordar que ter plantas em casa traz uma sensação boa e até mesmo uma energia positiva. Depois de deixar algumas plantas e ervas morrerem de sede (também de muito sol ou de pouco sol), resolvi recomeçar com plantas mais fáceis de cultivar – como as suculentas e os cactos.

As suculentas são plantas lindas e suas espécies variam na forma, textura e cultivo. Quando se descobre esse lindo universo das #suculovers, a vontade é de colecionar todos os tipos! Então vou abrir minha casinha e te chamar para um chá verde: topa aprender um pouco sobre essas lindas plantinhas?

suculentas

As suculentas são perfeitas pra quem mora sozinha e adora viajar (como eu), pois elas sobrevivem a alguns dias sem rega. É preciso em média regar 1 vez por semana, com pouca água. O excesso de água pode fazer as folhas, raízes e caule apodrecerem, então, para facilitar a drenagem da água, o solo deve ser uma mistura de terra, areia e pedrinhas.

Fiz alguns testes e as suculentas que mais cresceram e se proliferaram foram expostas à luz do sol (e à chuva!), então o ideal é colocá-las em ambientes externos ou perto de janelas. Algumas espécies sobrevivem em ambientes escuros, mas as folhas não ficam tão vistosas. Outra planta que adoro e pode ser cultivada em ambientes internos é a espada de São Jorge (que ainda purifica o ar!).

suculentas

Decoração sustentável

Aqui em casa, qualquer xícara ou potinho vira vaso para as suculentas, uma decoração sustentável. Além disso, tento organizar as plantinhas em caixotes decorados: das bebês do berçário até as que já estão lindonas e prontas para ir para vasos maiores. Também gosto de pegar vasos maiores e fazer composições com diferentes espécies, é uma terapia e fica lindo! E decorar os vasinhos de barro com tecido, renda ou barbantes? Além de decorar a casa, podem ser lindos presentes pras pessoas queridas!

suculentas

O bacana das suculentas é que você pode reproduzi-las! Basta coletar uma folha da espécie que deseja, colocar sobre a terra, esperar uma semana para a primeira rega e observar pequenas raízes brotando da folha! A florzinha começará a crescer e tomar a forma da planta-mãe. Que tal aproveitar as cápsulas de café utilizadas para fazer um berçário de suculentas? Veja aqui como fazer a decoração sustentável .

Em outro post, ensinamos a fazer um terrário com suculentas. E em outro, um mini jardim suspenso aproveitando potes de vidro. E se você quer aproveitar os espaços de sua casa, opte por fazer jardins verticais!

suculentas

Ideias criativas pra montar o seu jardim é que não faltam! Deixe suas dúvidas aqui nos comentários, será um prazer te ajudar a fazer um jardim de amor e elaborar uma decoração sustentável! <3

Referência de produtos criativos Elo7

>> Se você é amante de suculentas, aproveite o garimpo criativo dessas plantinhas no Elo7.

string(182) "https://www.elo7.com.br/campanha/elo7-top-decoracao?mktSort=plusCurated&utm_source=blog&utm_medium=carrossel&utm_content=lista_decor_casa&utm_campaign=carrossel_decor"
Socióloga, mestra em Educação e apaixonada pelo Elo7 desde 2008. Ama a natureza, viajar, todos os tipos de arte, em especial a dança Flamenca. Acredita no diferencial do trabalho artesanal e sonha com a realização profissional dos artesãos de todo o Brasil.

Veja mais posts deste autor.

3 comentários

  1. Dayane Ribeiro

    Oi Renata! Amo suculentas e comprei algumas há uns seis meses.Meu berçário estava cheio de bebês mas eles não desenvolveram bem…Onde errei? Estão próximo à janela onde bate sol de manha e sombra à tarde e rego uma vez na semana sem molhar as folhas. Desanimando…? Elas estao minusculas há meses!!! Help!!!

    • Marcela Stump

      Oi, Dayane!
      Procure sempre retirar as folhas amareladas, repare se a terra precisa mesmo de rega uma vez por semana para não afogá-las e procure trocar para um local com mais sol. Às vezes precisam de um pouco mais! Conte se deu certo!

      • Dayane Ribeiro

        Obrigada Marcela! Farei isso! Obs: De onde eu tirei o nome Renata?!kkk