Home | Casa | Como montar a mesa: veja organização

Como montar a mesa: veja organização

Tem uma frase que diz que a gente “come com os olhos” e você pode pensar que arrumar com cuidado a mesa não tem nada a ver com organização, mas, está enganado, tem tudo a ver, porque criar o ambiente propício para comer é importante para sua saúde a para o astral da sua casa e da sua família. No post de hoje, vamos ver como montar a mesa da forma correta!

Como montar a mesa: o lugar de cada item

Quando olhamos para uma mesa organizada com carinho você perde a pressa de comer e mastiga os alimentos (bom para os dentes, bom para a digestão, bom para entender quando está saciado), além disso, você está se organizando para estar com a família e mesmo sozinho sentar à mesa para comer é recomendado por qualquer profissional da saúde.

como montar a mesa

Porta-guardanapo com iniciais da loja Love Brasil

Vamos passar aqui algumas regrinhas para montar a sua mesa em casa, mas, sem pensar em um evento muito formal.

Para o café da manhã

Guardanapo, garfo e prato de sobremesa do lado esquerdo, o prato principal (médio) no meio, faca, colher para o café, colher de sobremesa, pires, xícara e um copo do lado direito.

Para o almoço

Guardanapo, prato menor para entradas, garfo de peixe (caso seja servido peixe) e garfo principal à esquerda do prato principal. À direita do prato principal, coloque a faca, a colher de sobremesa e o copo.

mesaposta

Para o jantar

Aqui, o guardanapo fica embaixo dos garfos, do lado esquerdo do prato principal. Então, fica assim: guardanapo, garfo de peixe, garfo principal, prato de manteiga com a faca de manteiga em cima. Tudo do lado esquerdo do prato principal. Do lado direito, deixe a faca, a colher de sobremesa, um copo para água (sucos, etc) e uma taça para vinhos

Para um brunch

Nessa situação, coloque novamente do lado esquerdo do prato principal: garfo de peixe, garfo principal e pratinho para manteiga. Em cima do prato principal, deixe o guardanapo. Do lado direito: faca, colher de sopa, pires, xícara e dois tipos de copo, conforme o que será servido no brunch.

Aproveite o tema e veja como fazer porta-guardanapos você mesma(o) neste post e aqui como costurar um caminho de mesa. Encontre nesta lista uma série de jogos americanos para sua decoração!

Imagens: Blog Vida de Casada e Blog da Danny

Personal Organizer, palestrante e sócia proprietária da Benfatto Organiza, empresa especializada em consultoria e organização de residências, cursos para Personal Organizer e treinamento de empregadas domésticas. Acha que organização é pra tornar a vida mais leve e trazer bem-estar, mas, sem exageros.

Veja mais posts deste autor.