Home | Casa | Como organizar a mala para viagem: dicas práticas

Como organizar a mala para viagem: dicas práticas

mala de viagem_abre

Não podemos dizer que organizar mala de viagem é uma diversão, mas, existem formas de tornar esta tarefa menos difícil evitando que sua viagem de férias ou a trabalho tenha problemas por uma falha na hora de fazer a mala.

Como uma das minhas atividades é de palestrante e com isso estou em constantes viagens, então, acabei criando alguns hábitos pra organizar minha mala de viagem.

A primeira coisa que faço é uma regra geral para qualquer viagem, checo a previsão do tempo e o meu roteiro, não importa se é uma viagem a trabalho ou descanso, avalio quais atividades vou fazer, onde vou fazer e como vou fazer. Penso na mala dia a dia, por este motivo não vou colocando nada dentro dela sem antes visualizar tudo em cima da cama. Olho para as composições que montei para cada dia do roteiro e avalio se vou conseguir montar outros looks misturando peças de dias diferentes, por exemplo, a calça estampada que vou usar com uma sandália de salto, camisa e blazer, pode ser usada com a rasteira de outro look e uma regata básica para um passeio informal que está no roteiro da viagem. Usar esta estratégia vai evitar excessos, e vamos combinar, nada mais chato do que viajar parecendo que está fazendo uma mudança.

Se a viagem é mais longa, sempre coloco uma ou duas embalagens a vácuo no fundo da mala do tipo que faz a compressão manual, em uma coloco roupa suja em outra comprimo peças de roupas mais pesadas, assim, ganho espaço para as comprinhas ou lembranças de viagem.

A montagem da mala

Eu concordo que truques para ganhar espaço são bacanas, mas, minha opinião é que não adianta usar recursos que vão fazer da tua mala um labirinto ou amassar tudo dentro dela, por exemplo, ficar fazendo rolinhos com tudo, colocar bijuterias dentro de sapatos, ou distribuir roupas íntimas em todos os cantos livres, pode sim virar uma bagunça e difícil achar suas coisas depois.

Prefiro fazer camadas de roupa por categoria e dobrá-las o menos possível aproveitando todo comprimento da mala, neste caso, o velho truque de deixar as pernas das calças para fora e encaixar outras peças dentro está valendo. Se for necessário dobrar camisas, faça isso abaixo da linha da cintura, ou seja, a parte que fica dentro da calça. O que tem manga fica dobrado em forma de X.

Eu termino as camadas com peças pequenas como blusinhas, regatas, ginástica e roupa de dormir etc, para as roupas íntimas prefiro usar um organizador de TNT e centralizar tudo lá, nada de ficar caçando meias pela mala. Quando o roteiro é praia, faço outro organizador de TNT com o kit praia (canga, biquíni, boné, bolsinha de praia, óculos, chinelo).
Finalizo com os acessórios, as bijuterias também centralizo em um organizador (de tecido com nichos), neste caso, a opção é aproveitar algum canto da mala ou bolso que ficam na tampa, cintos de couro e que pode quebrar coloco esticados na borda contornando as roupas.

Os sapatos ficam deitados sempre dentro de saquinhos de TNT com o salto virado pra dentro e eles fazem parte também da última camada da mala depois das roupas, echarpes ou lenços podem intercalar os sapatos para maior proteção.

Na mala de mão coloco nécessaires diferentes com itens de higiene pessoal e maquiagem usando preferencialmente mini embalagens além de carregadores de celular e notebook.

Quatro dicas finais:

– Estabeleça um espaço na sua bolsa ou mala de mão e deixe o RG ou Passaporte e voucher de viagem à mão, não fique abrindo a carteira o tempo todo em aeroportos. Os cartões de crédito e débito, dinheiro e reservas de hotéis ficam dentro da carteira.
– Coloque uma fita colorida e identificação em sua mala de viagem para reconhecê-la facilmente na esteira ao desembarcar. Já reparou a quantidade de malas parecidas que existem?
– Viaje com um dos sapatos que vai usar, se possível, o mais confortável.
– Escolha peças que combinem entre si e amassam pouco, o menos é mais para roupas e sapatos, porém, na hora do acessório pode caprichar, ele pode mudar o seu look completamente e ocupa menos espaço na mala.

Boa viagem de férias ou a trabalho! Até o próximo post. :)

Se você quiser ver outras dicas de organização de Irene clique aqui.

Aqui você encontra uma galeria de produtos no Elo7 para deixar sua viagem mais organizada.

Personal Organizer, palestrante e sócia proprietária da Benfatto Organiza, empresa especializada em consultoria e organização de residências, cursos para Personal Organizer e treinamento de empregadas domésticas. Acha que organização é pra tornar a vida mais leve e trazer bem-estar, mas, sem exageros.

Veja mais posts deste autor.